MEI pode conseguir cartão de crédito de até R$ 20 mil: Saiba Como
Descubra como os Microempreendedores Individuais (MEIs) podem expandir seus negócios com o auxílio de novas iniciativas governamentais!
MEI – Uma nova oportunidade surge para os Microempreendedores Individuais obterem mais crédito no mercado. Uma nova opção de cartão de crédito com um limite de até R$ 20 mil e inúmeras vantagens exclusivas foi introduzida para essa categoria.
O governo está implementando medidas para auxiliar ainda mais os microempreendedores, lançando alternativas como a emissão de cartões de crédito com limites substanciais, possibilitando a expansão de seus negócios. Saiba mais sobre como fazer a solicitação nos próximos segmentos!
Como o cartão de crédito para MEI funciona?
Antes de discutir sobre o cartão de crédito disponível para os MEI, é vital que os empresários estejam cientes de seu faturamento mensal e anual. Caso ultrapasse o limite permitido, o empreendedor será obrigado a mudar o regime da empresa, acarretando em maiores impostos.
Como o MEI é classificado como um pequeno empreendedor, a tributação é simplificada e os valores são baixos, variando de R$ 1 a R$ 5 no máximo. Isso significa que o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), tem um valor único de R$ 1 para o comércio de produtos.
Além disso, o valor de R$ 5 é referente ao ISS (Imposto sobre Serviços) cobrado pela prestação de serviços. Empreendedores que operam nas duas áreas pagam R$ 6 por mês e todos devem arcar com a contribuição previdenciária que oscila entre R$ 70 e R$ 72.
Todos os impostos mencionados são englobados no DAS (Documento de Arrecadação do Simples), pago mensalmente pelo MEI.
Manter essa contribuição em dia garante ao microempreendedor o direito de solicitar empréstimos, obter cartão de crédito e outros benefícios financeiros.
Mas como funciona o cartão de crédito para esses profissionais autônomos?
O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Social) é um dos fornecedores que disponibiliza uma variedade de produtos para os MEIs se organizarem financeiramente.
Conforme a instituição bancária, o cartão de crédito oferecido é uma ferramenta útil para financiar investimentos na empresa, como aumento de estoque, aquisição de novos produtos para revenda, pagamento de fornecedores, compra de matéria prima e mais.
Então, quais são os benefícios fornecidos com o cartão de crédito para MEI do BNDES?
- Crédito pré-aprovado com limite que pode atingir até R$ 2 milhões;
- Financiamento automático em até 48 meses com prestações fixas e iguais;
- Taxa de juros de 1,5% ao mês;
- Aceitação do cartão em mais de 70 mil estabelecimentos.
Para solicitar o cartão BNDES, o pedido pode ser feito diretamente no banco ou online, sendo o limite definido pelo banco emissor, baseado no faturamento mensal da empresa, que pode chegar a R$ 20 mil.
Adicionalmente, os candidatos devem atender aos seguintes critérios:
- Serem MEIs ou empresários individuais;
- Serem MPMEs, com faturamento bruto anual de até R$ 300 milhões;
- Possuírem empresas no Brasil com controle e capital votante nacionais, que operem atividade econômica compatível com as Políticas Operacionais e de Crédito do BNDES;
- Estarem com o pagamento das contribuições de INSS, FGTS, RAIS e tributos federais em dia.
Importante ressaltar que o BNDES não demanda tempo mínimo de atividade do MEI para solicitar o cartão. No entanto, alguns bancos emissores podem requerer esse critério para a emissão.
O empreendedor tem liberdade para escolher o emissor do cartão de crédito entre as seguintes instituições:
- Banco do Brasil,
- Banco do Nordeste,
- Banestes,
- Banrisul,
- Bradesco,
- Caixa Econômica Federal,
- Itaú,
- Santander,
- Sicoob e
- Sicredi.
Para solicitar o cartão, basta seguir as seguintes instruções no site do BNDES (https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home):
- Acesse o site do BNDES no link fornecido;
- Role a tela para baixo e localize a opção “Canal MPME”;
- Clique em “Conheça o cartão BNDES”;
- Em seguida, selecione a opção “Peça o seu”;
- Clique em “Solicite seu cartão”;
- Finalmente, preencha seus dados, incluindo o CNPJ, ramo de atividade e o banco que você prefere que seja o emissor.
Após preencher a proposta, aguarde a análise do banco e a resposta de aprovação ou não, que será envida para o seu e-mail em alguns dias.