Comprar carro com FGTS é possível? Saiba aqui
Já pensou poder comprar carro com FGTS? Pois saiba que um projeto de lei pode fazer com que isso seja permitido. É a proposta PL 2679/22, de autoria do deputado Pedro Lucas Fernandes (União-MA) – que visa liberar pare do FGTS para a compra de veículos em geral: carros, motos e outros. Saiba mais a seguir!
PL quer permitir comprar carro com FGTS: entenda!
De acordo com o parlamentar, a medida aquecerá a indústria e o comércio automotivo. Além disso, o projeto gerará empregos em todos os setores envolvidos, movimentando a economia – ressaltou o deputado para a Câmara Notícias.
Ainda, não é possível comprar veículos com o FGTS, mas apuramos que existem diversas entidades representativas e importantes do setor apoiando o PL. Por exemplo, a ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) se pronunciou, por meio de comunicado à imprensa.
O presidente da Associação, Márcio de Lima Leite, fala que o PL para comprar carro com FGTS é a oportunidade de renovar a frota de automotores do Brasil.
“Uma das alternativas que se colocam é parecida com a que o Chile fez no ano passado, que liberou o fundo de previdência, que é muito similar ao nosso FGTS, como parte de pagamento para a compra de veículo zero, e as vendas estouraram”, falou Leite em comunicado à imprensa.
Fatores importantes para pensar antes de comprar carro
Enquanto a proposta segue em tramitação, apuramos quais são as maiores dificuldades do brasileiro para comprar um automóvel e o que fazer antes de adquirir um veículo, para não fazer mau negócio.
As principais dificuldades para comprar um carro são: alta taxas de juros de financiamentos, dificuldade em se obter crédito e o próprio valor elevado do bem (somado à redução do poder aquisitivo). Assim, enquanto aguarda-se a possibilidade de comprar carro com FGTS, atenção para as dicas:
- Faça um planejamento financeiro detalhado.
- Lembre-se de que neste planejamento deve entrar custos com o automóveis como: manutenção, combustível, documentação, estacionamento, IPVA, entre outras variáveis. Ou seja, não é só o preço do carro (da moto ou outro automotor) que deve ser levado em consideração.
- Atenção ainda mais especial se o objetivo for comprar carros usados ou seminovos. Busque um mecânico de confiança antes de efetivar a compra. Dessa forma, você fica sabendo se o preço mais em conta compensa o estado em que o automóvel está, além de ponderar eventuais custos com manutenção e avarias que um carro usado ou seminovo pode apresentar.
- Faça as contas de quanto gasta com outros meios de transporte e quanto irá gastar tendo um automóvel. Obviamente, há a comodidade de ter um veículo próprio, mas o momento certo da compra deve ser estudado também levando em conta o quesito dos gastas com a mobilidade.
- Seguro do carro: esse é um ponto muito importante. Isso porque, conforme dados do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) o seguro dos veículos estão mais caros em 2023. A estimativa é de que para manter um carro assegurado, o brasileiro está desembolsando 32% a mais do que em 2022 (média nacional).
O IPCA chama atenção para as capitais que mais apresentam variação no preço do seguro auto em 2023: Belo Horizonte (MG, Curitiba (PR), São Paulo (SP) e Rio Branco (AC). O IPCA é um dos principais índices do Brasil, que calcula as observa tendências de inflação nos preços para o consumidor final.
Como posso ter acesso ao FGTS?
Vale ressaltar que, atualmente, o FGTS só pode ser sacado nas situações:
- Demissão sem justa causa;
- Aquisição de imóveis;
- Existência de doenças graves, como o câncer;
- Conta inativa pelo tempo de 5 anos consecutivos (ficar sem registro em carteira por mais de 5 anos).