Taxa Selic hoje: não seja afetado em possível queda
Saiba mais sobre a evolução da Taxa Selic e seu impacto sobre a economia brasileira. Mas há alguma chance de não ser afetado por ela em queda? Continue lendo!
Esta semana, o Banco da América divulgou relatórios dos consumidores indicando que agosto poderia iniciar um período de queda nos preços de venda. Esta é uma longa história que o mercado esperava até alguns dias atrás.
Em outras palavras, a economia brasileira está desacelerando e o sistema é o culpado pelo aperto monetário iniciado pelo banco central. Em março de 2021, basicamente, o banco central começou a elevar a Selic para manter a inflação sob controle.
Confira Também:
O que é a Taxa Selic?
A Taxa Selic é uma taxa importante na economia brasileira. Uma mudança na taxa de juros Selic afeta todas as taxas de juros, seja a taxa de juros que os bancos cobram quando emprestam ou a taxa de juros que os investidores recebem quando investem.
Sistema de negociação de títulos públicos operado pelo banco central. A taxa de giro registrada na operação diária do sistema corresponde à Taxa Selic.
Mas que tipo de operação? São empréstimos de muito curto prazo entre instituições financeiras em títulos do governo, ou seja, empréstimos que vencem dentro de um dia.
O que é o tipo Selic hoje?
A Selic hoje está em 13,75% ao ano e se estabilizou nos últimos meses, após um período de alta volatilidade.
O que acontece se a taxa Selic cair?
Ao ver que a Taxa Selic é feita para indicar os rendimentos dos títulos e controlar a inflação. Portanto, se entrar em queda, os juros pagos aos investidores em títulos dessa classe também caem junto, especialmente se eles investirem após a queda.
Quando a produtividade dos títulos diminui, o investimento em ações tende a se fortalecer, o que pode, por exemplo, fazer com que o mercado acionário se recupere.
O PIB do quarto trimestre cai abaixo do preço Selic
Espera-se que este cenário reduza os investimentos das organizações, prejudique o mercado aliado e reduza a capacidade de consumo das famílias.
O produto interno bruto (PIB) caiu novamente no quarto trimestre de 2022, diminuindo 0,2% após cinco trimestres consecutivos de crescimento, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na quinta-feira (02.Fev).
Em meio a sinais de desaceleração econômica, os economistas esperam um impacto prolongado nos mercados e no crédito que vai afetar o PIB no segundo semestre do próximo ano.
Esta situação é uma combinação de altas taxas de juros, alta inflação e alto endividamento das famílias. De acordo com o último Relatório Focus do Banco Central, os economistas esperam que o PIB cresça apenas 0,84% em 2023.
Taxa Selic em queda, é possível não ser afetado?
Além de seu impacto geral na economia e na vida cotidiana das pessoas, a Taxa Selic tem um impacto nos resultados dos investimentos. Como você deve ter notado, esta é uma métrica também feita para medir o desempenho do investimento.
Ela também não é feita para todos os tipos de investimentos. Por exemplo, a maioria dos investimentos de renda fixa é diretamente afetada pelos ajustes da Selic. Portanto, é importante avaliar constantemente a Selic.
Onde investir quando o preço da Selic começa a cair?
Agora que você sabe o que acontece se o preço Selic cair, é hora de pensar onde investir após a venda. Portanto, pesquise cuidadosamente cada opção antes de investir.
Contudo, lembre-se também que sua carteira não deve mudar completamente toda vez que a Selic subir ou descer. Idealmente, as decisões devem ser tomadas com base no perfil do investidor, horizonte de investimento e intenção financeira, e a estratégia deve ser seguida ao longo de todo o processo.
Com isso em mente, confira as melhores opções de investimento se o preço da Selic começar a cair.
- Títulos prefixados e híbridos
- Fundos imobiliários
- Ações
Está querendo um Cartão de crédito sem anuidade? Confira dicas de análise e planejamento