É possível sacar o lucro do FGTS? Entenda!
Em julho de 2022, a Caixa Econômica distribuiu 99% dos rendimentos do fundo de garantia para os trabalhadores. Com isso, o lucro do FGTS entrou nas contas de muitos trabalhadores. O valor depende do saldo que cada trabalhador tinha no dia 31 de dezembro do ano passado. Diante disso, será que é possível sacar esse valor extra que entrou nas contas?
Para responder à pergunta, é preciso entender as formas de saque do fundo de garantia e saber do que se trata o lucro do FGTS.
O que é o lucro do FGTS?
O valor que vai para o seu fundo de garantia não fica parado esperando que você resgate ele. Isso porque, como o próprio nome diz, o valor é um fundo e, por isso, investe em alguma coisa. No caso do FGTS, o Governo Federal investe em infraestrutura e habitação, construindo casas para pessoas de rendas menores.
Com a venda desses imóveis, surge o lucro do FGTS, que é a diferença entre o que o governo gasta e o que o governo arrecada com essas operações. Esse valor entra nas contas do fundo de garantia todos os anos, desde 2019. A lei estipula que o valor deve entrar até o último dia de agosto nas contas. Nesse ano, o pagamento aconteceu em julho.
O valor foi de R$13 bilhões distribuídos. Para ver o seu caso, basta multiplicar o seu saldo no fundo de garantia no dia 31 de dezembro de 2021 por 0,02748761. Com isso, você conseguirá saber o lucro do FGTS que entrou na sua conta. Outra forma de saber o valor que você recebeu é entrar no aplicativo do Meu FGTS e analisar o extrato da sua conta.
Diante disso, é hora de saber se é possível sacar o lucro do FGTS. Para isso, é preciso entender as modalidades de resgate do fundo de garantia.
É possível sacar o valor?
Para ter acesso ao lucro do FGTS, o trabalhador precisa, de fato, sacar o valor do fundo de garantia. Contudo, não é possível fazer o resgate apenas do lucro. Por isso, para ter acesso ao valor, o trabalhador precisa respeitar as 16 modalidades de resgate do fundo. Para 2022, existe apenas uma modalidade em que o trabalhador pode decidir por resgatar o dinheiro.
Estamos falando do saque-aniversário. Atualmente, podem solicitar o valor os nascidos em setembro, mas a possibilidade abrirá para os nascidos em outubro, novembro e dezembro. Outras modalidades não estão disponíveis, mas trabalhadores que forem demitidos sem justa causa também terão acesso ao dinheiro.
Outras modalidades de resgate, como saque por calamidade, também podem entrar em vigor, a depender dos acontecimentos no país. Além disso, os trabalhadores ainda têm acesso ao saque extraordinário do FGTS até dezembro desse ano, mas nesse caso o valor que está lá não tem o lucro do FGTS. O valor máximo desse saque é de R$1.000 por CPF.
Vale lembrar que caso o trabalhador opte pelo saque-aniversário, é preciso entender os riscos dessa modalidade de resgate.
O post É possível sacar o lucro do FGTS? Entenda! apareceu primeiro em Brasil123.