As 5 melhores ações para comprar, segundo Joel Greenblatt
Para investir em ações brasileiras ou ações americanas, gestores e investidores do mundo todo possuem diversas estratégias. Contudo, um dos investidores mais famosos da história é Joel Greenblatt, que criou uma estratégia simples, mas muito poderosa que dá retornos excelentes aos clientes. Em toda a sua história de mercado financeiro, ele teve um rendimento médio de 28% ao ano.
Por isso, a estratégia de Joel Greenblatt ainda é muito utilizada em todas as bolsas de valores do mundo. Dessa forma, vamos abordar como funciona essa estratégia e citar as 5 ações mais bem vistas por ela.
Como funciona a estratégia?
Joel Greenblatt se preocupou em criar uma estratégia poderosa de seleção de ações no mercado americano. Apesar disso, estudos mostram que ela funciona em todas as bolsas de valores do mundo, o que transformou a vida de muita gente que investe por esse método. Dessa forma, é muito interessante você saber como funciona.
Na prática, a estratégia usa apenas dois indicadores: o preço dividido pelo lucro (P/L) e o Return on Assets (ROA), sigla que mostra o quanto uma empresa gera de lucro com aquilo que ela possui. Apesar disso, alguns gestores adaptaram a estratégia para o cenário brasileiro, que é um pouco diferente. Por isso, quem segue a metodologia de Joel Greenblatt usa o indicador EV/EBITDA, que mede o valor da empresa em relação às suas receitas, e o ROIC, que representa o quanto a empresa gera de lucro com o dinheiro que ela investe em si mesma.
Ao fazer essa separação, Joel Greenblatt dava notas de 1 a 100 para as empresas, colocando a nota máxima nas empresas que tinham o menor EV/EBITDA e o maior ROIC. Após fazer isso, ele somava essas notas, e chegava naquelas que tinham as 5 maiores somas. Com isso, temos as 5 principais ações do investidor.
Joel Greenblatt, gestor de investimentos que fez quase 30% ao ano. Foto: Reprodução/ YouTube
As 5 principais empresas que Joel Greenblatt teria
Se Joel Greenblatt investisse no Brasil atualmente, com certeza ele seguiria a mesma estratégia que criou para o mercado americano. Contudo, é importante ressaltar que uma carteira de investimentos com 5 ações não é segura, dado que você deve ter mais que isso. Além disso, é sempre bom ter um pouco de renda fixa.
De qualquer forma, a primeira ação que Joel Greenblatt teria em carteira seria a de Fertilizantes Heringer (FHER3). Ela ficaria em primeiro lugar no somatório do gestor. Posteriormente, ele também compraria Bradespar (BRAP4). O terceiro lugar ficaria com a ação de Enauta (ENAT3). Além disso, o quarto lugar ficaria com as ações de Unipar (UNIP6). Completando as cinco primeiras, o investidor também compraria ações da Vale (VALE3), uma das maiores empresas da bolsa brasileira e da América Latina.
Contudo, é importante lembrar que Joel Greenblatt tinha uma carteira com um total de 20 ações. Por isso, diversificar os investimentos é importante para diminuir o risco de perda e aumentar o potencial de ganhos no futuro.
O post As 5 melhores ações para comprar, segundo Joel Greenblatt apareceu primeiro em Brasil123.