Quer investir na Bolsa Brasileira? Veja as ações mais indicadas para maio
Muitos investidores ficaram felizes com os resultados robustos da Bolsa Brasileira no primeiro trimestre deste ano. A saber, o Ibovespa, principal índice da bolsa, acumulou ganhos de 14,5% no período, mas o mês de abril fez esse avanço esfarelar para apenas 2,91%. E as expectativas para maio também não estão muito positivas.
Em resumo, a inflação elevada no Brasil continua pressionando o Banco Central (BC) a aumentar cada vez mais a taxa básica de juro da economia no país. Esse cenário torna a renda fixa mais atrativa, em detrimento da variável, como o Ibovespa, enfraquecendo a Bolsa Brasileira.
Além disso, muitos investidores correram para os Estados Unidos com a expectativa de juros mais altos neste ano. A saber, o Federal Reserve (Fed), banco central americano, já sinalizou que os juros deverão subir mais fortemente no país. E isso beneficia o dólar e os ativos atrelados ao governo.
Seja como for, o cenário para maio não é um dos melhores. A inflação e os juros no Brasil, que ajudaram a derrubar as ações da Bolsa Brasileira em abril, seguem firmes e fortes. Da mesma forma, a inflação nos EUA também está muito elevada, e isso vem pressionando o Fed a elevar ainda mais os juros. Em outras palavras, o cenário é quase o mesmo de abril.
Por isso, diversos especialistas afirmam que o mais prudente para é seguir uma linha mais conservadora. Isso quer dizer que os investidores devem buscar ações de bancos e produtoras de commodities, beneficiados pelos juros altos e pelos preços elevados das commodities. Isso é mais seguro e pode gerar bons retornos.
Veja as ações mais recomendadas para maio
1De acordo com especialistas, a mineradora Vale é uma boa aposta para maio. A saber, a empresa responde por mais de 12% da carteira do Ibovespa, maior percentual entre as empresas do índice.
Além disso, as corretoras também indicam os papéis da Petrobras e PetroRio, ambas petroleiras, que se beneficiaram nos últimos tempos com o preço elevado do petróleo. Em suma, a guerra entre Rússia e Ucrânia elevou o preço internacional da commodity nas últimas semanas. E como o conflito continua acontecendo, os barris podem ficar ainda mais caros, beneficiando as ações destas empresas.
Entre os bancos, quem liderou as indicações foi o Banco do Brasil. Isso ocorreu porque a entidade financeira teve uma ótima capitalização no primeiro trimestre e pode ser uma boa oportunidade para os investidores no curto prazo.
Os bancos Bradesco e Itaú também foram lembrados por algumas corretoras, mas em menor grau.
Leia Também: Venda de veículos recua 15,9% a ritmo anual em abril, revela Fenabrave
O post Quer investir na Bolsa Brasileira? Veja as ações mais indicadas para maio apareceu primeiro em Brasil123.