5G atrapalha as operacoes de avioes nos Estados Unidos
A estreia do 5G no mundo é um processo esperado por muitos clientes, mas acabou se tornando um incômodo para o setor da aviação. Devido à interferência das bandas do 5G nos sistemas dos aviões, muitas empresas precisarão trocar os aviões em certas rotas, para manter a segurança das operações. No Brasil, a Latam trocou a aeronave que faz a rota São Paulo – Nova Iorque. Segundo a empresa, a segurança é o principal motivo.
Desde o lançamento da tecnologia, as agências de aviação estudam a relação entre os sistemas do avião e o 5G. Há suspeitas de que as duas ondas interfiram uma na outra, o que compromete dados importantes para a viagem.
Qual a importância do 5G na aviação?
Os aviões são equipados com diversos sistemas e alguns deles funcionam através de ondas. Da mesma forma, o 5G é uma faixa de internet que usa bandas específicas de ondas. Segundo alguns especialistas, essas duas podem interferir no funcionamento uma da outra. Por isso, companhias aéreas estão trocando os modelos das aeronaves que fazem as rotas nos Estados Unidos.
Além disso, a AT&T e a Verizon, empresas americanas de telefonia, informaram que atrasarão a implementação do 5G em regiões aeropotuárias, com o intuito de esperar novos estudos e um posicionamento definitivo da FAA, a agência de aviação americana. Isso porque estudos preliminares afirmam que a onda do 5G atrapalha o funcionamento do rádio-altímetro dos aviões, que fica impreciso ou, ainda, comprometido.. Esse equipamento mede a distância do avião em relação ao solo. Além disso, pilotos utilizam muito na hora do pouso, principalmente em aproximações que usam apenas aparelhos. Essas são as mais perigosas, dado que acontecem quando não há a possibilidade de os pilotos pousarem a aeronave apenas vendo a pista.
Apesar disso, isso ainda não impactou de forma relevante as operações no Brasil. Com o leilão recente do 5G, os consumidores ainda não usam a faixa. Contudo, as definições internacionais são importantes para que a ANAC tome as providências necessárias quando a tecnologia de internet chegar por aqui.
Latam trocou as aeronaves
Até agora, apenas a Latam, que opera voos do Brasil aos Estados Unidos, trocou os modelos das aeronaves da viagem. Segundo a empresa, a troca ocorreu depois que a própria Boeing emitiu uma nota recomendando que os modelos Boeing 777 não fossem utilizados nessas rotas.
Para isso, a empresa decidiu colocar os modelos Boeing 767 e, o mais recente, Boeing 787 Dreamliner. Apesar disso, o modelo dreamliner entrou na mira da Boeing. A companhia de aviões pediu cuidado às empresas aéreas ao utilizar o novo avião.
Além da Latam, a United Airlines, as japonesas ANA e Jal e a Emirates também trocaram os modelos das aeronaves que voam para o país. Apesar disso, os estudos feitos pelas agências de aviação não comprovam que haverá interferência. Porém, os órgãos internacionais pedem cuidado. Além disso, pedem às companhias aéreas que procurem manter a segurança dos voos e dos passageiros à bordo.