Bovespa termina a primeira semana do ano em alta de 1,14%
O principal índice de ações da bolsa de valores Bovespa, também conhecida como B3, fechou em alta nesta sexta-feira (7), ajudado pela alta das commodities e após o relatório de emprego com recorde anual nos Estados Unidos, ainda que mostre a criação de vagas de trabalho abaixo do esperado em dezembro. Além disso, dados mostraram que a inflação na zona do euro acelerou a uma máxima sem precedentes em no mês passado.
O Ibovespa teve alta de 1,14%, a 102.719 pontos. Com o resultado de hoje, a bolsa perdeu 2,01% no acumulado da semana e do ano. No dia anterior, o Ibovespa subiu 0,55%, a 101.561 pontos, primeira alta em 2022. Em 2021, a bolsa brasileira acumulou perdas de 11,93% — a primeira queda anual desde 2015.
Fora do Ibovespa, a ação do Banco Modal disparou 44% após acordo para venda de até 100% da companhia para a XP, em negócio que avalia o banco em US$ 528,5 milhões (cerca de R$ 3 bilhões) via troca de ações.
Contexto
A criação de vagas de trabalho nos Estados Unidos ficou abaixo do esperado em dezembro, em meio à escassez de trabalhadores, e os ganhos no emprego podem permanecer moderados no curto prazo, à medida que as crescentes infecções por Covid-19 afetam a atividade econômica. Foram criados 199 mil postos de trabalho fora do setor agrícola no mês passado. A taxa de desemprego caiu para 3,9%, ante 4,2% em novembro, ressaltando o aperto nas condições de mercado de trabalho.
Agora, todos os olhares estão sobre o Fed, o banco central, que poderia elevar a taxa básica de juros para fazer frente à inflação, o que levaria ao risco de desaceleração do crescimento e, consequentemente, do emprego.
Na quarta-feira, a ata da última reunião de política monetária do banco central norte-americano derrubou os mercados globais ao revelar discussões de autoridades da instituição no sentido de subir os juros em um ritmo mais rápido do que o previsto.
Na Europa, as ações fecharam em queda nesta sexta-feira diante de preocupações com o aumento da inflação e casos de Covid-19. A inflação na zona do euro subiu inesperadamente no mês passado, mostraram dados divulgados nesta sexta-feira, provavelmente tornando o ambiente mais desconfortável para o Banco Central Europeu.
Na cena local, o Ibovespa segue sentindo o peso das incertezas fiscais e sobre o crescimento econômico do país, em meio à alta da taxa de juros e da inflação elevada.
Preocupações com a pauta fiscal seguem no radar dos investidores na cena doméstica, diante de pressão de servidores por reajustes salariais e após governo federal prorrogar desoneração da folha de pagamentos para alguns setores sem impor compensações.