Perdi o cartão de crédito e agora? Saiba como resolver esse problema
Perder um cartão de crédito é uma situação muito preocupante, principalmente quando falamos daqueles que possuem um alto limite, afinal, podem acontecer compras indevidas e gerar muita dor de cabeça no final das contas. O artigo de hoje foi elaborado para te ajudar e explicar o que você deve fazer quando perder o seu cartão.
Perdi meu cartão, e agora?
Se você identificou que perdeu o seu cartão é ideal agir rapidamente entrando em contato com o banco emissor sobre a sua perda. É importante que você tenha com certa agilidade aqui justamente para evitar possíveis compras indevidas no seu cartão.
Após entrar em contato com a empresa do seu cartão será necessário informar alguns dados pessoais, por isso é importante que tenha consigo algumas das respostas para as questões abaixo:
- Seus dados pessoais como RG e CPF;
- Pode ser solicitado o número da sua conta, quando o cartão é vinculado a uma conta bancária;
- Informe quando você perdeu o seu cartão de crédito;
- Pode ser perguntando o valor da sua última compra, no entanto, só será necessário responder se você souber.
Não consigo localizar o número de contato do banco, e agora?
É comum consultar o número para contato do banco utilizando o cartão, afinal na maioria das vezes o número de contato se encontra no verso do cartão. Porém, obviamente com o cartão perdido não será possível fazer isso, mas você pode achar o número de contato do seu banco em faturas ou no site da empresa.
Para te ajudar a entrar em contato com o operador do seu cartão e comunicar sua perda separamos aqui algumas das operadoras de cartão:
Banco do Brasil: é possível realizar o bloqueio pelo telefone ou através do aplicativo do banco em seu celular da seguinte forma:
- 0800 729 0722 – Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC);
- Através do aplicativo na opção “cartões” e, e depois, “bloqueio”.
Bradesco: como este banco possui agências espalhadas pelo país é possível se deslocar até uma delas ou entrar em contato pelo telefone solicitando o bloqueio através dos números:
- 4002 0022 – capitais e regiões metropolitanas;
- 0800 570 0022 – demais localidades;
- Caixa Econômica Federal: você pode se deslocar até uma agência ou solicitar o bloqueio do seu cartão de crédito Azul, Nacional, Internacional e Gold, pelos números de telefone 4004 9009 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 940 9009 (demais localidades).
Cartão Itaú: no caso do Itaú é possível bloquear o seu cartão pelo aplicativo e pelo telefone, porém tem a forma para correntista e não correntista e no caso deste banco após bloqueio é preciso solicitar um novo cartão.
No caso dos correntistas será necessário ter o número da agência, conta e a senha eletrônica. Já os não correntistas podem acessar o aplicativo e ir às opções “cartão de crédito” e em seguida “bloquear cartão de crédito”.
Pelo telefone basta ligar 3003 3030 para capitais e regiões metropolitanas ou 0800 720 3030 para demais localidades
Nubank: no caso do Nubank você pode bloquear o seu cartão pelo aplicativo e entrar em contato com o banco pelo chat ou pelo telefone 0800 591 2117.
No app clique na aba “Meus cartões”, agora selecione o cartão que deseja bloquear e clique sobre ele.
Santander: é possível ir até uma agência do banco, ligar na central de atendimento ou realizar o bloqueio pelo aplicativo.
- Abra seu aplicativo e clique em “proteção” em seguida “perdi/roubaram meu cartão”;
- Pelo telefone basta ligar para 4004 3535, para capitais e regiões metropolitanas ou 0800 702 3535, para as demais localidades.