Ibovespa cai; aviação e turismo derrubam o índice

O Ibovespa caiu 0,72% no último pregão do ano, principalmente embalado pela greve dos servidores públicos e com dados da inflação no radar. Além disso, o penúltimo pregão do ano deu a certeza de que o índice ficará com uma rentabilidade abaixo dos -10%. Isso representa um dos piores desempenhos do mundo. Isso porque o mercado reflete a situação econômica do país, o que economistas afirmam que não tem notícias boas há algum tempo.

Dessa forma, a alta do IGP-M e a greve dos servidores atrapalham mais ainda o cenário econômico e político, respectivamente, já para o início de 2022. Além disso, o índice brasileiro se descolou mais ainda dos pares internacionais, que fecharam em alta.

Cenário nacional ruim para o Ibovespa

O Ibovespa sofreu bastante com o noticiário nacional de hoje. Isso porque as notícias colocaram mais dificuldades para a recuperação da economia no ano que vem. Além disso, o impacto das notícias deixam de ser exclusivamente econômicas e passam a ser sociais. Ou seja, são fatos que afetam diretamente as pessoas no curto prazo.

A primeira notícia ruim foi a alta do IGP-M, levada principalmente pela alta da carne e das commodities, que encarecerão os preços para os consumidores. Isso quer dizer que o IPCA de janeiro não deve vir de maneira positiva, o que afeta diretamente o custo de vida da população. O índice da FGV subiu 17,78% ao ano, abaixo apenas do índice de 2020, que subiu mais de 23%. É a segunda maior alta anual desde 2003.

Por outro lado, o Fórum Nacional das Carreiras de Estado (Fonacate), que reúne a elite do funcionalismo público, afirmou que fará uma greve em janeiro. A principal pauta é o reajuste salarial da categoria, que não entrou no orçamento público de 2022. Como o próximo ano é eleitoral, espera-se que o presidente atenda às exigências, o que mexe diretamente com o cenário fiscal brasileiro. Vale lembrar que o governo já deu um drible no teto de gastos com a PEC dos Precatórios no mês passado.

Contudo, as maiores baixas foram da aviação e do turismo. Isso porque CVC, Azul e Gol caíram 7,33%, 7,33% e 6,71%, respectivamente. O motivo é o alerta da OMS em relação à pandemia. Por outro lado, Via, Tim e Minerva Foods subiram 1,41%, 1,01% e 0,66%, sendo as maiores altas do índice hoje.

Ibovespa
Foto: Getty Images

Cenário internacional

Lá fora, porém, há um leve otimismo dos investidores à medida que a Ômicron deixa de ser um monstro e passa a ser conhecida. Apesar da nova cepa, os Estados Unidos já avisaram que ficarão abertos e que dificilmente implementará novos lockdowns.

Dessa forma, o índice Nasdaq subiu leves 0,01%, o que configura uma lateralidade. Contudo, o S&P 500 subiu 0,14%, ficando nas máximas históricas do índice. Por outro lado, o Dow Jones também fechou no verde, com alta de 0,25%, a maior entre os índices. O Dow Jones fechou em 36.500 pontos, a maior cotação histórica do ativo.

Com isso, os índices americanos fecharão o ano com altas de 20% a 29%, aproximadamente, cerca de 30 pontos percentuais acima do Ibovespa. Segundo analistas, isso reflete a necessidade de diversificar entre ativos brasileiros e americanos, para que se possam ganhar na grande maioria dos cenários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.