Ibovespa sobe pelo quarto pregão consecutivo
O Ibovespa entrou em viés de alta novamente e, para dar certeza da recuperação do índice, o quarto pregão consecutivo de alta chegou. Hoje, apesar de ficar a maioria do dia acima dos 1% de alta, alguns sustos em Brasília atrapalharam o desemprenho das ações.
Por outro lado, as bolsas americanas subiram percentuais relevantes, liderando as altas do dia nas bolsas mundiais. Por aqui, a alta foi de 0,65%. No mês de dezembro, o Ibovespa tem +5,54% de desempenho até agora.
Ibovespa não parou mais
O Ibovespa operou pelo quarto pregão consecutivo de queda. Apesar de subir a percentuais menores hoje, 7, a subida do índice não deixa de ser uma excelente notícia. Por aqui – e no mundo todo -, notícias sobre a variante Ômicron fizeram os investidores se empolgarem. Apesar disso, nada está acabado em Brasília, o que gera preocupações.
Começando pelas notícias boas vindas do resto do mundo, investidores se depararam com as notícias de que a Ômicron não é tão assustadora quanto parecia. Pelo contrário. A variante parece ter sintomas mais leves em locais com alta taxa de vacinação. Ainda, um estudo, ainda preliminar, afirmou que variante pode dar uma maior imunidade às pessoas, sem que isso custe a vida delas. Dessa forma, a variante seria benéfica à imunização. Contudo, cientistas afirmam que ainda é cedo para ter exatidão nessa informação.
Dessa forma, as bolsas do mundo afora subiram, e muito. O índice Hang Seng, de Hong Kong, subiu vultuosos 2,72%. Na Europa, o FTSE100 subiu 1,49%. Liderando as altas no mundo, Nasdaq operou em forte alta de 3,03%. O coirmão, S&P500, subiu um pouco menos, 2,07%. O Dow Jones operou em alta de 1,40%.
Susto em Brasília, mas nada grave ainda
Apesar da excelente notícia em relação à Ômicron, algumas notícias em Brasília afetaram especificamente o Ibovespa. Isso porque a PEC dos Precatórios, que parecia resolvida, parece que terá mais um de seus desfechos. Agora, a saída dos parlamentares para dar agilidade ao Auxílio Brasil seria fatiar a PEC em diversos projetos distintos.
É basicamente assim: hoje temos um projeto completo, aprovado, e com partes do texto modificadas. O que os senadores e deputados querem fazer é pegar trechos da PEC e separá-los em diferentes projetos. Dessa forma, eles conseguiriam votar pedacinho por pedacinho, o que, claro, demandará mais tempo. Apesar disso, Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, disse que isso não afetará o Auxílio Brasil, seja em prazos, seja em valores. Contudo, a teoria e a prática são diferentes, e o mercado sabe disso.
Por isso, uma instabilidade política poderia voltar e os investidores não gostam disso. Por isso, mesmo operando acima do 1% de alta na maior parte do dia, investidores tiraram o pé, o que fez o índice cair um pouco, mesmo fechando no verde.
Apesar da notícia ruim para a política, os investidores gostaram do desempenho de hoje. É a quarta alta consecutiva do Ibovespa, que repõe parte das grandes perdas do ano. Contudo, o índice segue no negativo, caindo quase 10% no ano de 2021, bem atrás de seus pares internacionais.