Connect with us

Sem categoria

7 dicas para economizar seu dinheiro até o final do mês

Publicado

on

Ter uma vida financeira equilibrada é importante para poder pagar as contas e ainda criar uma reserva de emergência. No entanto, a desorganização e alguns hábitos podem fazer com que você feche o mês no vermelho. Um dos maiores vilões para que se mantenha uma estabilidade é a falta de disciplina, acerca de suas atividades no dia a dia. 

Felizmente, economizar não é muito difícil e pode ser feito com alguns passos. Através de uma maior organização de seus gastos, é possível não apenas fechar o mês no azul, mas também começar um processo para uma mudança de vida. Para tal, é necessário planejar e controlar suas finanças.

Para conseguir economizar seu dinheiro até o final do mês, e até utilizá-lo para investimento, é necessário algumas mudanças de atitude. Dessa maneira, é possível poupar de forma eficiente. Aliás, vale ressaltar que se educar financeiramente pode ser uma ótima saída para o pagamento de dívidas atrasadas.

INSS: Contribuição única ainda pode ser usada?

publicidade

Com algumas dicas e estratégias você pode ficar mais seguro e confortável, sem precisar exceder na contenção de gastos. Ademais, é preciso gastar o dinheiro de uma maneira consciente, garantindo que suas finanças durem por mais tempo. Veremos abaixo alguns passos para se economizar:

1 – Coloque seus objetivos financeiros no papel

É importante que se estabeleça um objetivo a ser alcançado. Todavia, pode-se estabelecer uma meta para criar uma reserva de emergência, para investir, comprar um carro, ou simplesmente para pagar todas as contas no final do mês. É possível estabelecer um valor a curto, médio e longo prazo, dependendo do uso que se destina do dinheiro. Coloque tudo no papel.

2 – Faça um registro de todas as suas despesas

Fazer uma lista de seus gastos mensais é uma ótima oportunidade para saber para onde seu dinheiro está indo. Desse modo, é possível realizar uma mudança de hábitos negativos, separar o que é mais importante a ser pago e se preparar melhor para ter um saldo no final do mês. 

Em suma, pode-se listar despesas fixas como aluguel, água e telefone, despesas variáveis como alimentação e transporte, investimentos como aplicações financeiras e educação, e lazer, como cinema, serviços de streaming, entre outros.

Tudo sobre micro franquias em crescimento

publicidade

3 – Priorize seus gastos  financeiros

Coloque no papel o que for mais importante em sua vida pessoal e profissional. Pode ser melhor garantir um conforto a você e a sua família, do que fazer um investimento, por exemplo. Deve-se observar que para conquistar um objetivo, é preciso cortar despesas e buscar por novas fontes de renda. Ao priorizar seus gastos, você conserva o que realmente importa e corta despesas supérfluas.

4 – Tenha a poupança como objetivo

Uma boa estratégia é criar um teto de gastos mensal. Dessa maneira, você poderá poupar um bom dinheiro a cada mês, que poderá ser utilizado em busca de seus objetivos. Que tal poupar de 5% a 20% de seus rendimentos? Você pode estabelecer um valor no início de cada mês e evitar pequenos gastos que poderão lhe auxiliar a cumprir a meta.

5 – Mude seus hábitos financeiros

A mudança de hábitos simples pode ser a chave para uma boa poupança no final do mês. Você pode, por exemplo, deixar de ir ao supermercado com fome, usar dinheiro físico ao invés do cartão de crédito ou de débito, não aceitar a proposta do vendedor de telemarketing, cortar assinaturas de serviços, economizar na conta de luz e de água, abdicar do cafezinho, e muito mais.

Mais de R$500 milhões em abono salarial esquecidos nos bancos: veja se você pode receber

6 – Quite suas dívidas

Muitas vezes as dívidas acabam com a sua organização financeira. Portanto, uma boa saída é pagá-las o mais rápido que puder, mesmo se isso significar uma pouca economia de dinheiro nos primeiros meses. Uma boa dica é fazer parcelamentos e financiamentos que proporcionam um gasto mensal menor. Outra estratégia, é escolher pagar primeiro as dívidas com amortização de juros, através de uma negociação.

publicidade

 7 – Converse com sua família 

Ao tratar com a família sobre o objetivo de economizar dinheiro, pode-se obter a colaboração de todos os envolvidos que deverão mudar seus hábitos pessoais no seu dia a dia. É o caso de apagar a luz acesa, ficar menos tempo no chuveiro, gastar menos com o lanche da tarde. Enfim, todos podem cooperar para que se faça uma economia. 

publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Generated by Feedzy