6 maneiras para evitar cair na fraude do cartão de crédito

Com a popularização do hábito de comprar online, cresceu o número de fraudes em cartões de crédito. Dados da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon) mostram que as reclamações de cobranças ou saques não reconhecidos aumentaram 111,8% de março a julho de 2020, comparadas ao mesmo período de 2019.

Para aproveitar promoções online de forma segura, os consumidores precisam tomar certos cuidados e prestar atenção a hábitos que, embora comuns, comprometem a segurança das informações bancárias.

6 dicas para não ser vítima do golpe do cartão de crédito

Salvar dados de cartão de crédito nos sites e fazer compras conectado a redes Wi-Fi públicas são exemplos de atitudes corriqueiras que contribuem para esse cenário.

1. Salvar os dados de compra nos sites

Um dos principais erros ao fazer compras online é permitir que os sites salvem os dados do cartão de crédito. Essa possibilidade é oferecida por navegadores e e-commerces, e tem o objetivo de facilitar futuras aquisições. A praticidade, no entanto, pode custar caro. Ao armazenarem seus dados bancários no browser ou loja virtual, os consumidores estão expostos a riscos como vazamento de informações e débitos indevidos.

2. Fazer compras conectado a redes Wi-Fi públicas

É comum aproveitar redes Wi-Fi públicas para enviar mensagens, responder e-mails e conferir redes sociais. Em se tratando de compras online, porém, o uso desse meio de acesso à Internet não é aconselhável. Isso porque as conexões públicas são mais suscetíveis a invasões, o que favorece a interceptação dos dados bancários do consumidor.

3. Comprar em sites não seguros

Outro erro bastante frequente na utilização de cartões de crédito online é comprar em sites não confiáveis. Antes de adquirir algum produto, é importante se cercar de cuidados como consultar o CNPJ do estabelecimento no site da Receita Federal, conferir a reputação da empresa no Reclame Aqui e ver se o e-commerce consta da lista de lojas a evitar do Procon-SP.

4. Informar a senha do cartão

Para comprar um produto com cartão de crédito, os e-commerces solicitam os dados que constam do plástico. É preciso fornecer o número do cartão, nome do titular, data de expiração e código de segurança (CVV). Há lojas virtuais que pedem também o CPF do comprador, mas nenhum estabelecimento legítimo solicita a inserção da senha do cartão. Se o site pedir o código, não o informe e cancele a transação, pois provavelmente se trata de um golpe.

5. Comprar a partir de links enviados via WhatsApp

Por facilitar o compartilhamento de mensagens em massa, o WhatsApp tornou-se um grande canal de propagação de phishing, golpe virtual que consiste em enganar usuários para que compartilhem informações pessoais e bancárias.

6. Não usar um serviço de pagamento online quando possível

Uma forma eficaz de garantir a segurança das compras com cartão de crédito pela Internet é optar por serviços de pagamento online, como o PayPal. A principal vantagem da utilização desse sistema é a possibilidade de realizar pagamentos sem que haja necessidade de inserir o número do cartão de crédito, a data de vencimento e o CVV.

 

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