5 mulheres empreendedoras para inspirar em 2021
Com as mudanças no mercado de trabalho, as mulheres tiveram que se reinventar e muitas delas tomaram a posição de chefe de família, se tornando grande empreendedoras para inspirar.
Uma pesquisa apontou que elas hoje consomem mais produtos do que os homens, e por isso vem se destacando como grande negociadoras.
Mas, muitas mulheres, sabendo que poderiam fazer mais e querendo ser referencia para outras, apostaram em diversos segmentos e conquistaram o sucesso com uma garra empreendedora que antes só era vista no mercado masculino.
Pensando nisso, selecionamos as 5 mulheres empreendedoras para inspirar. Veja:
1 – Tânia Gomes Luz
Tânia, é uma daquelas mulheres que não se viu satisfeita com os padrões estipulados pela sociedade.
Ela tinha imensa dificuldade em achar sapatos nas numerações 33 ou 34 e percebeu que muitas mulheres passavam pela mesma situação.
Vendo o grande potencial desse marcado, e querendo ajudar a si mesma, Tânia foi atrás de investimento e inaugurou a loja 33e34 com uma grande variedade de modelos para atender esse público exigente.
2 – Zica Assis
Essa carioca era emprega doméstica, mas sempre se destacou das demais mulheres da comunidade porque nunca se contentou em ter um cabelo afro e que não pudesse usa-lo da maneira correta, tendo que seguir os padrões de beleza que diziam que toda mulher tinha que ter cabelo liso.
Depois de muitos experimentos, e histórias engraçadas, Zica se tornou dona do Instituto de Beleza Natural, uma rede voltada para o tratamento de cabelos crespos e ondulados.
Hoje, sua fábrica lidera as empresas que são focadas em produtos para o cabelo, além de possuir um centro de desenvolvimento técnico para a qualificação de profissionais e salões espalhados pelo país com foco em cabelos crespos.
3 – Andrea Vasques
Como não conseguia encontrar lingeries bonitas e adequadas ao seu tipo físico, Andrea percebeu que tinha chegado a hora de mudar isso.
E vendo que muitas outras mulheres passavam pela mesma situação, e que não havia uma mercado especializado para elas, Andrea procurou uma confecção e começou a revender as lingeries tamanho GG em pequenos comércios.
Como a procura foi muito alta, e devido a grande demanda, a empreendedora abriu a Andrea Vasques Moda Plus Size, e hoje é uma das maiores referências nesse mercado.
4 – Luiza Helena Trajano
Você alguma vez já deve ter entrada em alguma loja da Magazine Luiza mas nunca parou pra pensar quem seria essa mulher que dá nome a uma das maiores redes de varejo do país.
Bem, Luiza Helena Trajano viu que a loja iniciada pelos tios, no interior de São Paulo, poderia se tornar um grande negócio.
Ainda jovem, conseguiu ampliar a pequena loja da família em mais de 700 pontos espalhados por 16 estados brasileiros.
Assim, Luiza mostrou que era possível ser mulher e empreendedora, e não mediu esforços para prosperar.
Considerada como uma referência no mundo dos negócios, Luiza já fez parte do Top 3 das empreendedoras mais poderosas do Brasil, de acordo com a revista Forbes.
Acredita-se que a fortuna da empreendedora esteja na casa dos R$ 1 bilhão de reais.
E com esse grande reconhecimento, Luiza se tornou uma das mulheres mais respeitadas e admiradas no mundo dos negócios e empreendimentos. Ela acredita que toda mulheres tem potencial para crescer e conseguir ultrapassar a barreira do preconceito de que somente os homens podem ter sucesso.
5 – Cleusa Maria da Silva
Quem nunca ouviu a história que somente pessoas que nascem em berço de ouro consegue sucesso profissional? Mas esse não foi o caso de Cleusa Maria da Silva.
Aos 9 anos de idade, Cleusa era cortadora de cana, mas sua vida iria mudar se tornando um dos maiores faturamentos do Brasil no ano de 2016.
E como foi essa mudança? Vendo a necessidade de aumentar o orçamento familiar, Cleusa começou a fazer bolos caseiros e vender para amigos e vizinhos.
Como o produto era muito bom, a demanda aumentou e ela acabou criando a Sodiê Doces.
A marca é especializada em diversos tipos de tortas e bolos, e conta hoje com mais de 230 franquias em todo o país, se tornando uma das maiores empreendedoras que o Brasil já teve nos últimos anos.