Connect with us

Economia

5 dicas para proteger suas contas bancárias de golpes na web

Publicado

on

Atualmente, realizar operações bancárias básicas utilizando o internet banking, seja pelo computador, notebook, tablet ou aplicativos facilitou muito a vida das pessoas. Por outro lado, muitas pessoas já foram lesadas por utilizar a forma online para operações bancárias. Por isso que hoje, nós do Brasil 123, vamos dar dicas para proteger suas contas bancárias de golpes na web.

5 dicas para proteger suas contas bancárias de golpes na web

Use nossas dicas e proteja suas contas bancárias de golpes na web:

1ª Dica: Confira o endereço do site do banco antes de colocar os seus dados

Normalmente o endereço eletrônico do banco é: www.nomedobanco.com.br.
Se houver outros nomes no meio como .net, .abc.net, entre outros, são identificações falsas de acesso à sua conta bancária.
A criação de sites falsos é muito comum para roubar dados bancários e assim, poder acessar seus dados. Normalmente, os sites falsos são idênticos aos verdadeiros, mas carregam algumas informações que podem ser suspeitas.

2ª Dica: Tome cuidado com qualquer forma de comunicação em nome do banco

Os golpistas utilizam de uma cilada que chama pishing scam, que significa e-mails falsos usando o nome do banco, e solicitam que você clique em um link ou em um arquivo em anexo.
No e-mail falso, é possível que tenha escrito algo do tipo, dívida pendente, saque de grandes quantias, e a pessoa, sem perceber do golpe, clica no link ou no anexo, que direciona para o site falso, e o golpe está feito.

publicidade

Tome cuidado então, pois algum defeito o site falso deve ter como: erros de escrita, conteúdo apelativo, links suspeitos, títulos diferentes daqueles usados pelo banco e problemas na formatação.
Às vezes, nem sempre os e-mails falsos são de bancos, podem oferecer prêmios, fotos, denúncias, notificações judiciais entre tantas outras motivações para e-mails falsos e fazer o usuário clicar em links ou arquivos em anexo que são suspeitos.

Não são somente os e-mails utilizados pelos golpistas, portanto, preste atenção às mensagens recebidas pelo WhatsApp e redes sociais.

3ª Dica: Não repasse informações pessoais em ligações telefônicas e mensagens

Perceba: quando você liga para o banco, ele solicita informações pessoais para saber se é você mesmo o correntista. Agora, quando os bancos ligam, eles não precisam confirmar a sua identidade, pois acredita-se que o banco tem os seus dados.
Assim, ao receber mensagem ou ligação telefônica nunca informe os seus dados pessoais e nem bancários. Ignore, ou na dúvida, ligue novamente para o banco para verificar a autenticidade da ligação.

A criação de sites falsos é muito comum para roubar dados bancários – Reprodução AdobeStock

4ª Dica: Não utilize computadores públicos para acessar o internet banking

Quando se fala em computadores públicos, estamos falando de redes públicas como na faculdade, lan hause, escolas, trabalho, entre outros. Evite ao máximo utilizar essas redes para acessar o seu internet banking.

publicidade

5ª Dica: Não utilize redes Wi-fi públicas para acessar a sua conta bancária

Prefira utilizar a sua rede wi-fi de casa, ou o seu plano de dados seja ele 3G/4G/5G. Você assim protege a sua conta bancária, de malwares suspeitos na rede wi-fi.

Todo cuidado é pouco!!
Use essas dicas e proteja a sua conta bancária!!!

O post 5 dicas para proteger suas contas bancárias de golpes na web apareceu primeiro em Brasil123.

publicidade
publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.