Connect with us

Economia

5 dicas de como utilizar o cartão de crédito de forma consciente

Publicado

on

A educação financeira é um aprendizado que não é muito aplicado no país e muitos brasileiros costumam ficar endividados até mesmo no início da vida adulta. Porém, existem formas de transformar essa realidade e possuir um bom planejamento de acordo com a situação financeira de cada um. Com isso, selecionamos algumas dicas essenciais de como utilizar o cartão de crédito de modo mais responsável. Confira aqui no Brasil 123.

O cartão de crédito é um querido de quase todas as pessoas e, de fato, é muito útil, principalmente para aquelas compras de custos mais altos em que é preciso parcelar o valor do produto. Outra grande vantagem é que não é preciso circular no comércio com dinheiro físico, sendo mais difícil sofrer perdas por conta de possíveis situações de violência.

Porém, é importante que esse uso seja consciente e planejado, pois o cartão traz a falsa sensação de possuir o dinheiro propriamente dito. 

Atenção aos parcelamentos

O maior risco do parcelamento é o famoso “efeito bola de neve”. É importante avaliar os impactos do valor parcelado nos próximos meses que sucederão a sua compra, principalmente porque as parcelas podem acumular com outras contas e interferir em possíveis gastos inevitáveis no futuro.

publicidade

Ainda, o parcelamento compromete o limite do cartão. Assim, tenha um planejamento para dividir o menor número de vezes possível e não juntar muitas dívidas. 

Definição de um teto de gastos

Para colocar a dica anterior em prática, é necessário que haja um teto para a quantidade de dinheiro que você poderá gastar com o seu cartão de crédito. Assim, você deve comprar pensando no valor máximo da sua fatura, inclusive no caso de parcelamentos. 

Se você tiver mais de um cartão, tente pensar em ambos como uma fatura única, de modo que você mantenha esse teto. 

Cuidado com compras impulsivas

Como dito anteriormente, o cartão de crédito promove a falsa sensação de possuir dinheiro, quando na verdade esse valor precisará ser pago no mês seguinte. 

Guarde essa informação na memória, principalmente quando você se deparar com situações de promoção de produtos. Não é ideal comprar apenas por estar barato, é preciso ponderar se há uma real necessidade daquele produto. Se não for urgente, você pode adiar e comprar depois, de modo mais planejado. 

publicidade

Utilizar o cartão de crédito de forma consciente – Reprodução AdobeStock

Leitura da fatura do cartão

Parece óbvio, mas é uma prática importante toda vez que a fatura fecha. Faça uma análise detalhada, pois você sempre estará no processo de reeducação financeira. 

Assim, você conseguirá observar o que foi gasto e verificar o que pode manter e o que deve cortar. Isso é bom para pagar uma fatura menor ou se planejar para comprar um produto específico. 

Taxas de juros 

É essencial que você entenda os juros que são cobrados na sua fatura. Seja em casos de atraso, de empréstimo de dinheiro via crédito, taxas de rotatividade ou de parcelamento. 

Assim, evite parcelar a fatura para que não haja valores a mais no mês seguinte e uma interferência no seu limite de crédito. Com isso, sempre tenha em mente a data de vencimento para que você não precise pagar juros desnecessariamente.

publicidade

O post 5 dicas de como utilizar o cartão de crédito de forma consciente apareceu primeiro em Brasil123.

publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.