3 tipos de empréstimos concorrentes ao Caixa Tem
A Caixa Econômica Federal acaba de lançar o empréstimo no Caixa Tem. Dentre muitas vantagens do serviço, a que mais chamou a atenção dos brasileiros é a taxa de juros cobrada na modalidade: 3,99% ao mês.
Para muitos, o percentual é considerado baixo, mas não é bem assim.
Segundo o último relatório Estatísticas Monetárias e de Crédito, do Banco Central (BC), a taxa média de juros no atual sistema bancário varia entre 1,45% a 2,42% ao mês, considerando o crédito pessoal geral.
Tipos de empréstimos melhores do que o Caixa Tem
Por isso, antes de optar pelo novo serviço da Caixa, confira a seguir 3 empréstimos mais vantajosos que o crédito Caixa Tem:
Empréstimo consignado Caixa
Sem consulta ao SPC e Serasa, essa modalidade de crédito é voltada para aposentados e pensionistas do INSS, funcionários de empresas e órgãos conveniados à instituição.
As taxas de juros são a partir de 0,94% ao mês e as parcelas são descontadas diretamente da folha do tomador.
CDC automático
Cobra taxas de juros a partir de 2,17% ao mês. Por se tratar de uma linha de crédito pré-aprovada, quem possui conta na Caixa pode solicitar o dinheiro via Internet Banking, app Caixa ou terminal de autoatendimento.
Depois de fechado o acordo, o dinheiro cai direto na conta do titular. O prazo para pagar pode chegar a 48 meses.
Antecipação do saque-aniversário do FGTS
Trabalhadores que optaram pela sistemática do saque-aniversário do FGTS, e possuem saldo no fundo, podem adiantar até três parcelas do benefício por meio de empréstimo na Caixa.
Usando os recurso do fundo como garantia, a modalidade cobra 1,09% ao mês e tem como valor mínimo de contratação a faixa de R$ 2 mil.
Cuidados na hora de fazer um empréstimo
É importante você considerar sempre o Custo Efetivo Total (CET), que inclui todos os custos relacionados ao empréstimo, como juros e tributos. Também fique atendo ao contrato e aos encargos como multa e comissão de permanência, em caso de atraso no pagamento das parcelas.