Economizar e juntar dinheiro para comprar à vista ou fazer um financiamento?

Cada um tem o sonho de adquirir determinado bem, e com os brasileiros não é diferente! Muitos desejam comprar o carro dos sonhos, uma moto ou a tão sonhada casa própria.

Quando falamos em comprar o imóvel próprio é importante lembrar que pagar aluguel é gastar um dinheiro que não terá mais volta e retorno, e ao invés de pagar para alguém você poderia estar pagando a sua própria casa. Além disso, dependendo da localização do imóvel que você mora um meio de transporte pode ser necessário para que você consiga realizar as suas atividades.

Você pode ter o seu desejo de conquistar algo para viver com mais conforto e melhorar o seu bem-estar e qualidade de vida, ou somente pelo fato de chamar de seu. Na hora de decidir como adquirir o seu bem, uma enorme dúvida pode surgir por não saber qual a melhor opção entre juntar dinheiro para realizar o pagamento à vista ou solicitar um financiamento.

Benefícios e vantagens de solicitar o financiamento

A grande vantagem de um financiamento é que você consegue adquirir o bem que tanto deseja de forma rápida e realizar o pagamento mensalmente aos poucos, sem ter que desembolsar uma grana alta naquele momento. Ele pode ser uma boa opção para quem não consegue economizar dinheiro para pagar à vista, isso porque as parcelas serão emitidas e deverão ser pagas sem atrasos, assim é mais fácil não é mesmo? Mas muito cuidado, o não pagamento das parcelas pode te causar grandes problemas e te deixar no vermelho.

Outro ponto positivo quando se fala em financiamento, é que para conquistar um bem de valor maior, como a casa própria, para juntar o valor total para realizar o pagamento à vista levaria bastante tempo, muitos anos na verdade, para comprar algo que pode ser de extrema necessidade para você.

Para pessoas com renda baixa o financiamento pode ser uma boa alternativa, se não, a melhor! Isso porque existem diversos financiamentos imobiliários que aplicam taxas de juros mais baixas para indivíduos com renda baixa, além dos programas governamentais que são disponibilizados pelo governo e algumas formas de auxílio oferecidas a essas pessoas.

Se você não consegue economizar dinheiro ou não tem capital suficiente para isso, o financiamento pode ser analisado como uma forma de investimento, onde você usaria o dinheiro que possivelmente utiliza para pagar o aluguel de uma casa de outra pessoa, para pagar as parcelas de uma casa que será sua.

Benefícios e vantagens de realizar o pagamento à vista

Não temos dúvida que realizar o pagamento à vista é a melhor opção para quem tem condições para isso. Isso porque realizando o pagamento dessa forma existem diversas possibilidades de conseguir uma melhor negociação e ganhar um ótimo desconto que faria você economizar um bom dinheiro. Totalmente o contrário do que acontece em um financiamento, pois nele você pagará bem mais caro para conseguir o seu bem e terá que ser submetido às condições que forem estabelecidas pela instituição financeira de sua escolha.

Além disso, realizando o pagamento à vista você não irá precisar fazer uma dívida que terá duração de muitos anos, visto que algumas formas de financiamentos disponibilizam parcelas com valor menor com prazo de até 35 anos para quitação total da dívida. Vale lembrar que com esse prazo tão grande poderá acontecer de você ter que realizar o pagamento até quando estiver na terceira idade, e dependendo do salário que você receberá de aposentadoria essa dívida poderá comprometer no andamento da sua vida financeira no momento que você mais irá precisar.

Quando o financiamento é feito por um período tão longo, pode ser que a sua casa precise de uma reforma enquanto você ainda estiver realizando o pagamento das parcelas do crédito. O mesmo acontece caso você faça o financiamento de um veículo com o prazo de pagamento muito longo, os anos irão passar e ele ficará antigo podendo te trazer diversos gastos, e dependendo do financiamento feito, você não poderá fazer a troca até que quite toda a dívida.

Até que você quite toda a dívida feita com o banco, o bem permanecerá alienado, sendo esse um dos pontos que devem ser avaliados no momento da contratação do financiamento.

Economizando o dinheiro para comprar o seu bem à vista você também economizará quando falamos das taxas de juros que são cobradas pelas instituições financeiras, que fazem com que o valor total do bem saia muito mais elevado. Você também pode optar por investir o seu dinheiro de alguma forma que poderá te trazer lucros até que consiga o valor total para comprar o que tanto deseja.

Financiamento ou pagamento à vista: qual a melhor escolha?

Para responder essa pergunta o primeiro passo é analisar a sua condição financeira e pensar o que você consegue e pode fazer com o seu dinheiro. Não é uma resposta definida, uma vez que é algo muito relativo que dependerá de cada indivíduo.

Se você não paga aluguel, pelo fato de morar com a família e consegue economizar o dinheiro suficiente para comprar a casa própria no futuro, a melhor opção para você pode ser o pagamento à vista, assim você economiza muito mais dinheiro.

Agora, se você paga aluguel e consegue realizar o pagamento das parcelas do financiamento com o mesmo valor ou de forma que caiba no seu bolso, ao invés de gastar o seu dinheiro de uma forma que não terá retorno, compensaria financiar e ir pagando as parcelas da sua própria casa e investindo em algo que é seu.

Se o que você precisa é de uma reforma na sua casa, não é recomendado fazer o financiamento para esse tipo de serviço, ha não ser que seja de extrema necessidade, por questões estruturais do seu imóvel.

Planeje e analise quais são as suas condições financeiras antes de tomar a decisão, e caso opte pelo financiamento, sempre busque instituições financeiras de confiança e que poderão te oferecer melhores taxas de juros e condições de pagamento.