Dicas para o seu investimento: por onde devo começar investindo?

Começar a fazer os seus investimentos pode ser mais fácil do que você pensa. Uma das principais formas para manter o seu dinheiro em segurança e ficar tranquilo, é começar investindo devagar, porém sem perder o ritmo.

Primeiro organize sua vida financeira

Antes de começar a investir é necessário colocar em ordem a vida financeira. Apenas a porcentagem que sobra da sua renda mensal deve ser investida, o que se consegue apenas quando se começa a gastar menos do que ganha.

Caso existam dívidas, as mesmas devem ser quitadas ou renegociadas antes de começar a investir. Os gastos temporários devem ser dissipados no ganho mensal de forma a evitar surpresas. Os gastos sem necessidades e consumo de forma supérflua devem ser analisados e pensados com maior atenção.

Mesmo com pouco dinheiro, vai da certo

Usando sua renda mensal de forma consciente e quitando suas dívidas é possível começar a planejar o futuro e a realizar sonhos.

Até mesmo com pouco dinheiro é possível começar a fazer o seu investimento. Uma dica é começar investindo o valor total da sua renda extra, como comissões, férias, bônus, entre outros. O importante é estabelecer um objetivo e ter foco!

Estabeleça seus objetivos                       

Os objetivos que você definir a curto, médio e longo prazo servirão de motivação para você manter sempre o foco e não sair da linha. Para cada objetivo que for estabelecido existe um tipo ou combinação de investimentos mais recomendado. Isso tudo também dependerá do tempo que o seu dinheiro poderá ficar aplicado sem que precise ser retirado.

Qual o seu objetivo? Pretende comprar a casa própria ou pagar a faculdade dos filhos? Quer uma festa de formatura? Se reparar para o casamento? Seu objetivo é garantir uma aposentadoria?

Cuide bem dos investimentos realizados

Estudar bastante o mercado e procurar o apoio de uma instituição financeira ou corretora de confiança para cuidar das suas finanças e investimentos, é o mais indicado. As taxas de administração podem ser diferentes, portanto sempre avalie e procure mais de uma opção.

Além de identificar o seu potencial de investir e o seu perfil de investidor, as corretoras e os bancos são responsáveis por fazer uma análise na sua vida financeira.

Para aumentar os ganhos diversifique os seus investimentos

Tenha sempre bastante atenção com aplicações que oferecem grande retorno, principalmente em curto prazo, pois também apresentam um risco maior. Caso seja necessário retirar o seu dinheiro antecipadamente isso pode acabar gerando prejuízos caso o cenário econômico esteja ruim.

Para encontrar um ponto de equilíbrio uma boa estratégia é diversificar os investimentos de forma a obter um maior ganho. Caso um investimento feito não esteja trazendo um bom resultado, ele poderá ser recompensado por outro tipo de aplicação que apresente um melhor desempenho.