13º salário do INSS: começa pagamento da segunda parcela; veja quem recebe

Começou! O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia nesta quarta-feira, 25 de maio, os pagamentos da segunda parcela do 13º salário para os segurados do órgão (aposentados e pensionistas).

Neste primeiro dia de liberações do abono extra, recebem que ganha até 1 salário mínimo e que possuem o NIS final 1.

CNH Gratuita 2022: ÚLTIMO dia para conquistar sua habilitação de graça! São 5 MIL vagas!

Antes de mais nada, é importante destacar que os aposentados e pensionistas terão a liberação dos pagamentos a partir de hoje até 7 de junho. Os pagamentos serão feitos junto com os benefícios referentes a maio.

De acordo com informações do órgão, mais de 31 milhões de segurados receberam a primeira parcela do benefício.

Antecipação do 13º salário do INSS

Este é o 3º ano seguido em que os segurados do INSS recebem o 13º antes das datas tradicionais, ou seja, em agosto e dezembro.

Ao contrário do que aconteceu na primeira parcela, esta segunda rodada de pagamentos contará com os descontos do Imposto de Renda. Assim, ao menos uma parte dos usuários deverá receber menos do que recebeu na primeira rodada.

Como nos pagamentos anteriores, os novos repasses ocorrerão em dois calendários, o primeiro para segurados que ganham um salário mínimo e outro para segurados que ganham acima de um salário. Todavia, ambos seguem a ordem do último número do cartão do benefício do INSS.

O valor da segunda parcela do INSS corresponde a metade do valor do beneficio mensal. Desta parcela, no entanto, será descontado o Imposto de Renda para os trabalhadores que têm que pagar o tributo.

Governo paga Auxílio Brasil, 13º salário do INSS e FGTS hoje; veja como receber

Confira abaixo os calendários de pagamento dos benefícios. Eles levam em conta o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço.

Sendo assim, confira abaixo os calendários de pagamento dos benefícios do INSS. O cronograma de pagamentos leva em consideração o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço.

Quem recebe a segunda parcela do 13º salário?

Para garantir a antecipação do 13º salário do INSS, é necessário receber alguns dos benefícios listados abaixo:

Aposentadoria por idade, tempo de contribuição, invalidez e especial;
Pensão por morte;
Auxílio-doença;
Auxílio-acidente;
Salário-maternidade;
Auxílio-reclusão.

WhatsApp: Aprenda a bloquear e desbloquear contatos

Extrato da antecipação do 13º salário

Vale lembrar que qualquer cidadão já pode conferir os valores da antecipação do 13º salário através do extrato do INSS. O passo a passo é o mesmo. O Governo Federal realizou os pagamentos da primeira rodada entre os meses de abril e maio.

Nesta quarta-feira (25), o INSS começa o processo de liberação da segunda parcela do complemento. No primeiro dia de liberações, será a vez dos segurados que possuem o 1 como número final do benefício, desconsiderando o que vem depois do dígito verificador.

De todo modo, não é necessário realizar nenhum tipo de solicitação. O Governo Federal explica que os depósitos acontecerão de forma automática para todos os usuários que têm direito ao complemento do 13º salário neste momento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.