10 ideias de negócios para começar na universidade
Começar um negócio ainda quando está na universidade pode ser um desafio para os estudantes, ainda mais quando não se tem uma ideia do que fazer.
Mas, dar o ponta pé em ser um empreendedor pode ser mais fácil do que você imagina, pois existem diversas opções que necessitam de baixo ou nenhum investimento inicial e podem ser executadas fora do ambiente formal de trabalho. E quais seriam essas ideias?
10 ideias de Negócios para começar na universidade
Selecionamos as 10 ideias de negócios para você começar na universidade. Veja qual melhor se encaixa ao seu perfil:
1. Consultoria em Tecnologia da Informação (TI)
Os estudantes universitários têm os conhecimentos mais atualizados e estão mais inseridos no universo das novas tecnologias. Se você ainda não se sente confiante para atuar como um consultor de TI para empresas do mercado, ofereça seus serviços dentro do campus da sua universidade, seja para professores ou colegas, e comece seu negócio deste ponto.
2. Consultoria em mídias sociais
Grande parte dos universitários está sempre antenada nas últimas tendências em mídias sociais. Use esse conhecimento para prestar consultoria para empresas que desejam aprimorar suas estratégias de comunicação na rede. Vá além dos tradicionais Facebook e LinkedIn e apresente novos canais para transmitirem suas mensagens.
3. Design gráfico
Oferecer serviços na área de design gráfico exige mais criatividade e talento do que anos de experiência na profissão. Se você é um estudante da área, faça um site bem caprichado na web, onde poderá expor seu portfólio, imprima alguns cartões de visita modernos e comece a divulgar seu trabalho.
4. Webdesign
Os estudantes estão mais familiarizados com a criação de páginas na web do que nunca. Muitos já criaram websites para um trabalho da universidade, grupos e clubes ou até mesmo um blog pessoal. Esses sites devem ser usados como exemplos de trabalhos já realizados e podem servir como o pontapé inicial para a criação de um novo negócio.
5. Fotografia
Com o surgimento de plataformas como Pinterest, Instagram, Snapchat e Facebook, o mundo se acostumou a utilizar imagens para se comunicar, e por isso a fotografia é hoje uma excelente forma de você iniciar o seu negócio ainda na universidade, porque mesmo não sendo profissional, você conhece técnicas e tecnologias capazes de ajudá-lo a entregar ótimos trabalhos para empresas, agências de mídia e publicidade, entre outros.
6. Organização de eventos
Os estudantes costumam ter um grande contato com planejamento de eventos durante a universidade, já que promovem festas, feiras e encontros para os alunos. Por isso, se você tem essas habilidades, apostar nesse tipo de serviço pode ser uma ótima ideia. Comece dentro do próprio ambiente da universidade, trabalhando para colegas ou para a própria instituição.
7. Personal trainer
O profissional que trabalha como personal trainer costuma ter horários flexíveis e pode conduzir suas aulas nos mais diferentes tipos de ambientes. Para trabalhar profissionalmente na área é preciso ter formação em educação física, mas se você ainda não concluiu seus estudos poderá atuar em projetos dentro do campus, como forma de ganhar experiência e começar a conquistar uma clientela.
8. Serviços de limpeza e organização
Começar uma pequena empresa de limpeza e organização oferece aos alunos a possibilidade de trabalhar em horários flexíveis e não exige a estrutura de um escritório. Além disso, os materiais necessários para começar o negócio podem ser encontrados em qualquer supermercado ou mercearia.
9. Maquiador freelance
Se você tem habilidades artísticas, por exemplo, pode começar a pensar em oferecer serviços de maquiagem às colegas da sua instituição. Para alavancar seu negócio, uma boa ideia é criar um canal de tutoriais no YouTube, o que também pode acabar virando um negócio paralelo, já que o mercado digital também é bastante promissor.
10. Jardinagem
Para os que tem afinidade com plantas, abrir uma pequena empresa de jardinagem pode ser uma opção interessante. No começo, você deverá desempenhar todas as funções da empresa, indo desde o gerenciamento das finanças até a realização do serviço em si. Comece a divulgação dentro da própria universidade e ofereça preços mais competitivos. Logo seus colegas e professores começarão a indicar seus serviços para amigos e parentes.