10 ações para ganhar dividendos, segundo a NuInvest
Muitos investidores entram na bolsa de valores para buscar uma renda passiva. Nesse caso, buscam valor que caiam em suas contas sem que haja esforço. Dessa forma, a estratégia dos dividendos, a mais popular da bolsa entre os investidores experientes, se encaixa nos mais diferentes perfis. Exatamente por isso, as grandes gestoras, como a NuInvest, fazem carteiras recomendadas para essa modalidade de investimentos.
Para o mês de janeiro, a corretora retirou a empresa Vibra e colocou a gigante Petrobrás na sua carteira de dividendos. Além disso, nesse texto vamos mostrar as 10 ações que a NuInvest acredita para os dividendos em janeiro.
Porque investir em dividendos?
É normal que investidores questionem, no início, os motivos de investir em dividendos. Contudo, existe uma razão bastante simples para aderir à essa técnica. Além disso, grandes nomes dos investimentos, como Luiz Barsi, ficaram bilionários pregando esse tipo de investimentos.
Basicamente, os dividendo são parte dos lucros que a companhia gera em suas operações. Como o acionista é dono da empresa, parte do lucro é dele, por direito. Dessa forma, para investir nas empresas que mais pagam dividendos, é preciso que o investidor também tenha expectativas de bons lucros no futuro dessas empresas. Por isso, empresas endividadas saem dessa estratégia.
Além disso, empresas que pagam parte de seus lucros aos acionistas tendem a valorizar acima da média do mercado no longo prazo. Por outro lado, essas ações tendem a se movimentar menos, o que o mercado chama de volatilidade. Por isso, investidores em dividendos buscam ganhar renda passiva com menor variação de preços de suas ações. Analistas afirmam que a estratégia diminui bastante os riscos dos investidores no longo prazo.
As 10 ações da NuInvest
Para que o investidor tenha dividendos na sua conta durante o ano todo, a NuInvest selecionou seus 10 ativos favoritos para janeiro desse ano. Para fazer as escolhas, a corretora analisa os balanços atuais, o mercado de atuação de cada uma, além de projetar os lucros futuros das empresas.
O primeiro destaque é a troca de Vibra por Petrobrás. Isso acontece porque a empresa projeta um dividend yield acima de 20% da petrolífera nesse ano. O retorno médio da carteira, segundo a projeção, será de 8,4%. Além de Petrobrás (PETR4), a NuInvest acredita em BrasilAgro (AGRO3). Ainda, Kepler Weber (KEPL3) também entrou na carteira da corretora. A quarta empresa é a popular Taesa (TAEE11). A empresa é uma das mais buscadas na bolsa de valores brasileira. Em quinto lugar, a Vale é uma das favoritas dos gestores da Nu, com um yield projetado de 8,5%.
Em sexto lugar, a NuInvest selecionou a JBS (JBSS3) pra receber os dividendos. Posteriormente, no sétimo lugar, a maior produtora de bebidas do país, Ambev (ABEV3), entrou na carteira recomendada. Em oitavo, Itaúsa (ITSA4), empresa que detém parte do Banco Itaú, entrou na lista das queridinhas. Por último, o único BDR listado na carteira de dividendos é a Coca-Cola (COCA34). A corretora ainda sugere a compra do ativo por, no máximo, R$58.