5 DICAS INCRÍVEIS para melhorar a sua vida financeira
Vida financeira saudável é fundamental para qualquer pessoa. Tão importante quanto ganhar dinheiro é saber como administrá-lo.
Não saber o quanto se ganha, ou o quanto sobra ao final de um determinado período são apenas indícios e evidências que você não está preparado para eventuais contingências.
Mas mesmo nos casos dos imprevistos há mecanismos de controle e acompanhamento.
Por esse motivo listamos 5 dicas que irão te ajudar em tempos de crise a minimizar seus problemas financeiros.
1. Anote sempre seus gastos
Não estamos falando que você deve ter um caderninho para anotar suas despesas, por mais que ter um também sirva. Existem opções como o Excel ou o Calq. Mas não se limite a eles.
Alguns podem usar Blocos de Notas nos celulares. Ou ainda tem aqueles que preferem usar o e-mail para realizar esse controle, uma vez que tudo anotado ficará salvo na nuvem.
Isso te dará segurança nas informações e ajudará a tomar decisões que financeiras mais assertivas.
Mas tenha em mente que saber o valor exato da sua movimentação financeira, te fará ter uma melhor supervisão sobre suas finanças. E isso é excelente.
2. Aprenda mais sobre Finanças
Já ouviu a frase “aprendizado nunca é demais”? Pois é, é exatamente isso. E quando se trata de finanças essa premissa é extremamente verdadeira.
E com a expansão e democratização da internet é possível consumir muito conteúdo nessa área de forma gratuita.
Escute insights de especialistas, mas sempre aplique à sua realidade. Da mesma forma, sempre busque informações atualizadas e recentes sobre como funcionam as finanças e a economia.
Entendendo como isso afeta diretamente a sua vida, ficará mais fácil você tomar decisões difíceis em momentos de crise.
Leia também: Valores a receber: mais de 4,8 milhões de brasileiros já solicitaram seu dinheiro extra
3. Comece a investir um pouco do que sobrar
Sabemos que a principal missão da vida da maioria de nós é conseguir que sobre algum valor ao final do mês. Mas caso isso ocorra, recomendamos que você comece a adquirir o hábito de investir seu excedente.
Existem inúmeras aplicações financeiras que podem trazer retornos razoáveis, principalmente a médio e longo prazo. Mas é necessário paciência, e cautela sempre.
O ideal é que você mantenha a constância e vá vendo como a mágica dos juros compostos pode te fazer muito bem. Isso, sem dúvidas te fornecerá uma vida financeira mais saudável.
Dentre as opções que um investidor iniciante pode começar, o CDB e a Renda Fixa são as opções mais seguras.
De preferência não deixe dinheiro na poupança. Existe uma grande possibilidade de ao final do ano ele ter perdido valor, devido à inflação, mesmo somando o capital e os rendimentos.
4. Considere como se sua renda fosse menor (pelo menos por um tempo)
Alguns especialistas financeiros recomendam, pelo menos por um tempo, permanecer com um padrão de vida inferior. Isso mesmo que a renda aumente.
A ideia é que você viva um período (estabelecido a seu critério) como se esse ganho não existisse. Dessa forma o valor não gasto poderá ser guardado ou investido.
Isso ajudará no desenvolvimento da disciplina financeira e ao mesmo ajudará a aumentar a base de segurança econômica própria ou familiar.
Pode parecer algo que não tem influência, mas esse hábito tornará sua vida financeira bem mais equilibrada.
5. Desenvolva novas fontes de renda
Mesmo que já seja difícil equilibrar trabalho, vida pessoal e demais afazeres, recomendamos que assim que possível, incremente sua renda. Existem diversas formas de conseguir isso.
O fato é que o ideal é que você escolha a opção que mais seja compatível com seu perfil e comportamento.
Você pode tanto desenvolver um novo negócio físico como poderá fazer isso no ambiente digital. Contanto que consiga, isso com certeza te trará um maior e melhor arcabouço financeiro.
Tenha uma vida financeira saudável
Ao seguir essas cinco dicas você com certeza perceberá que as coisas, ao poucos é claro, estarão mudando ao seu favor.
Ter uma vida financeira saudável e equilibrada é algo perfeitamente executável. Não existe (quase) nada impossível para uma pessoa munida de paciência e dedicação. E esperamos que você possa ser essa pessoa!
Veja também: Imposto de Renda 2023: Ainda não declarou? Veja quais são os principais gastos dedutíveis