Veja quem pode solicitar o valor ADICIONAL na aposentadoria do INSS
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é o órgão responsável pelo pagamento de diversos benefícios, como aposentadorias, auxílios e pensões. No entanto, um novo pagamento tem impressionado os segurados.
Agora, os beneficiários do instituto que recebem a aposentadoria podem contar com um adicional de 25% no valor dos seus benefícios. Com o extra, os aposentados podem chegar a ultrapassar o teto do INSS, que está atualmente no valor de R$ 7.087,22, e receberem até R$ 8.859,02.
Adicional de 25% na aposentadoria por invalidez
Podem receber o adicional de 25% os segurados que são beneficiados com a aposentadoria por invalidez, que é disponibilizada às pessoas portadoras de deficiências severas, que as impedem de realizar atividades comuns do dia a dia, fazendo com que dependam de terceiros para, por exemplo, tomar banho, comer e se locomover.
Tendo em vista que esse grupo necessita de uma atenção maior e tratamentos médicos frequentes, foi decidido pelo STF que o valor extra seria disponibilizado em contas.
Requisitos para receber o adicional do INSS
As regras estabelecidas pelo Supremo Tribunal Federal para concessão do adicional de 25% alcançam apenas aos aposentados por invalidez, como já mencionado. No entanto, de acordo com o INSS, o valor extra poderá ser disponibilizado nas seguintes situações:
Cegueira total;
Perda de no mínimo nove dedos das mãos;
Paralisia dos dois membros superiores ou inferiores;
Perda dos membros inferiores, acima dos pés, quando a prótese for impossível;
Perda de uma das mãos e de dois pés, ainda que a prótese seja possível;
Perda de um membro superior e outro inferior, quando a prótese for impossível;
Alteração das faculdades mentais com grave perturbação da vida orgânica e social;
Doença que exija permanência contínua no leito;
Incapacidade permanente para as atividades da vida diária.
Como solicitar o adicional de 25% do INSS?
Como solicitar o adicional de 25%?
Para receber o adicional de 25% do INSS, o segurado deve agendar remotamente uma perícia médica, por meio do site ou aplicativo “Meu INSS” ou também pelo telefone 135, para que o seu caso seja analisado.
É importante salientar que na realização do procedimento, o aposentado se apresente com os documentos necessários, como RG, CPF, laudos médicos e exames.
Como agendar a perícia médica:
Acesse o site ou aplicativo Meu INSS;
Clique em “Agendar Perícia” e, em seguida, em “Novo Requerimento”;
Escolha entre “Perícia Inicial” se for a primeira vez, ou “Perícia de Prorrogação” se já estiver em benefício;
Siga as orientações que aparecem na tela;
Informe os dados necessários para concluir a solicitação.
Após a análise, o resultado pode ser consultado pelo segurado por meio da própria plataforma do Meu INSS. O procedimento deve ser realizado da seguinte forma:
Acesse a plataforma do Meu INSS;
Informe o seu CPF e siga as orientações;
No menu, busque pela opção “Resultado do Benefício por Incapacidade”;
Feito isso, será disponibilizado um arquivo para baixar, nele conterá a informação se o benefício foi concedido ou não.