Veja por que as instituições financeiras estão fora do Consignado Auxílio Brasil
Ainda não saiu a lista das instituições financeiras que estão credenciadas para oferecer o empréstimo consignado para beneficiários. Mas, alguns já se manifestaram contra a oferta desta operação de crédito. Por isso que hoje, vamos informar por que as instituições financeiras estão fora do Consignado Auxílio Brasil.
Para as instituições financeiras, a oferta do consignado é um bom negócio
Vamos indicar os principais motivos pelos quais os bancos oferecerem o consignado é um bom negócio:
Existem 20,65 milhões de famílias que recebem o benefício, então haverá uma grande demanda de operações de crédito, e desta forma, o banco ganha os juros dos empréstimos. Esta quantidade de pessoas, irá gerar bastante lucro para os bancos;
Existe baixo risco de inadimplência, tendo em vista que o empréstimo é descontado diretamente na folha de pagamento pelo Ministério da Cidadania, que será repassado aos bancos;
Aumentará o fluxo de pessoas e clientes do banco.
Quais os motivos que as instituições financeiras justificam para a não oferta de consignado para beneficiários?
Entre os principais motivos que as instituições financeiras não irão oferecer o empréstimo consignado para beneficiários tem-se:
Inexistência de um limite máximo de juros para os empréstimos consignados
Uma das principais justificativas é a falta de um teto de juros para realizar os empréstimos consignados, definidos em lei específica. O que já se sabe que esta motivação indicada antes da regulamentação deste fator do teto de juros, é uma antecipação de não interesse dos bancos, até porque, o teto de juros ainda será regulamentado, antes de ser liberada a realização de empréstimos.
De acordo com o Jornal O GLOBO, que realizou um levantamento junto aos bancos, já ocorria a oferta de empréstimos com incidência de alíquota de juro de até 78% por ano, para esta clientela, não utilizando a norma de consignado. Será que a preocupação então não seria, ter que diminuir a alíquota de juro para oferecer o consignado? Fica a dúvida no ar!!!!
Aumento do endividamento das famílias menos favorecidas
Outras instituições afirmam que não querem compactuar com o aumento do endividamento das famílias menos favorecidas. Justificando que as pessoas que recebem Auxílio Brasil estão em ocasião de pobreza, e a oferta de um empréstimo consignado, significa comprometer até 40% da renda mensal de R$400,00.
A oferta do consignado pode prejudicar a imagem do banco
A justificativa de prejudicar a imagem do banco é dada em função da oferta de empréstimo para pessoas em circunstância de pobreza, e impõe altas taxas de juros.
A imagem do banco fica prejudicada porque vai parecer que o banco está explorando os beneficiários. Além disso, a imagem do banco fica comprometida, por usar como garantia, um benefício assistencial, para pessoas pobres, ou em pobreza extrema.
Algumas instituições afirmam que não querem compactuar com o aumento do endividamento das famílias – Reprodução AdobeStock
Por que dar crédito para pessoas desse tipo?
Esta colocação do Santacreu, da Austin Rating, encontrada em reportagem de João Sorima Neto, Gabriel Shinohara e Geralda Doca, no site O GLOBO do dia 06.08.2022, acho que seja a justificativa mais preconceituosa existente, quando afirma:
[…], embora seja o governo quem vai pagar, qual é a conveniência de você estar dando mais crédito para uma pessoa numa situação desse tipo?
Fica a reflexão: Qual o real motivo que as instituições financeiras estão fora do Consignado Auxílio Brasil???????
O post Veja por que as instituições financeiras estão fora do Consignado Auxílio Brasil apareceu primeiro em Brasil123.