Veja como usar bem o crédito consignado INSS sendo aposentado
Se você é aposentado do INSS, e está pensando em adquirir um empréstimo consignado, este artigo é para você. Então leia até o final e saiba como usar bem o crédito consignado do INSS, sendo aposentado.
O que é o crédito consignado?
O crédito consignado é uma operação bancária, em que o aposentado se dirige às instituições financeiras, e solicita o empréstimo consignado. Esta tipo de empréstimo é diferente das demais, pois desconta-se as parcelas diretamente do valor pago na aposentadoria.
Assim, quando o aposentado recebe sua aposentadoria, já tem descontado a parcela do empréstimo, não precisando se dirigir às agências bancárias ou lotéricas para efetivar o pagamento. Em geral, a taxa de juros para este tipo de empréstimo é bem menor daquelas praticadas no mercado de empréstimos, uma vez que as chances de inadimplência são mínimas.
Como usar bem o crédito consignado INSS?
Para utilizar bem o crédito consignado do INSS siga as nossas dicas e observe que possui algumas vantagens:
1ª Dica: Só utilize o crédito consignado se for realmente necessário
Esta dica é fundamental. O crédito consignado deve ser utilizado em situações específicas, onde há necessidade de obter rapidamente um valor maior daquele que o aposentado recebe mensalmente. Pode ser para compra de remédios que não estavam previstos, ou para outras situações que citaremos na sequência. Procure não obter crédito para coisas desnecessárias e que podem esperar para serem compradas à vista em um tempo maior.
2ª Dica: Utilize o crédito consignado para quitar dívidas em que os juros forem superiores às cobradas pelo empréstimo
Se você, aposentado, contraiu uma dívida, em que está sendo impossível a sua quitação de forma normal, utilizando o seu pagamento da aposentadoria, é possível utilizar o crédito para fazer a sua quitação. Desta maneira, você trocará dívidas, mas com juros menores.
Muitas vezes, nestes casos recomenda-se o crédito , pois você eliminará uma dívida com juros maiores, adquirindo outra dívida com juros menores.
3ª Dica: Procure utilizar o crédito consignado para quitar o cartão de crédito
Normalmente os juros rotativos do cartão de crédito, tornam a dívida em uma bola de neve impagável. São os juros mais altos do mercado, e por isso recomenda-se realizar um crédito consignado para eliminar os juros rotativos. Mas não esqueça: Você trocará uma dívida com alta incidência de juros, por outra, com juros menores.
A taxa de juros para este tipo de empréstimo é bem menor daquelas praticadas no mercado de empréstimos – Reprodução AdobeStock
4ª Dica: Procure não utilizar toda a sua margem consignável para os empréstimos
A recomendação dos especialistas é que não se utilize toda a margem consignável para aquisição de empréstimos consignados, uma vez que poderá ser necessário, para utilização em caso de emergência, como é o caso de internação, consultas médicas, compra de remédios para doenças inesperadas, entre outros.
Se você utilizar bem o crédito consignado INSS é possível obter vantagens em sua vida financeira. Assim, procure contrair empréstimos somente se for necessário, ou para diminuir os juros de contas já contraídas.
O uso consciente do crédito é muito importante para a saúde financeira de sua família.
O post Veja como usar bem o crédito consignado INSS sendo aposentado apareceu primeiro em Brasil123.