Veja como consultar benefício do MEI
O Microempreendedor Individual (MEI) é o trabalhador autônomo legalizado como microempreendedor. Assim, através dessa legalização o empreendedor pode se legalizar e tem benefícios previdenciários. Por exemplo, auxílio-doença, salário maternidade e aposentadoria por idade. Assim, para fazer parte dessa categoria é necessário um faturamento anual inferior a 81 mil reais. Sendo assim, quer saber consultar benefício do MEI? Fique atento aqui.
O cadastro para ser MEI é gratuito e pode ser feito através do site do governo. Vale lembrar que para ser MEI de fato é necessário o pagamento do DAS. Isto é, o Documento de Arrecadação do Simples Nacional. Atualmente, o DAS está em torno de 60 reais.
Para consultar o benefício do MEI é necessário entrar no site do INSS Microempreendedor Individual. Em seguida, deverá retirar o extrato do INSS. Veja a seguir como você poderá emitir esse documento pela internet.
1º Passo
Entre no seu navegador e digite o site do INSS (gov.br/mei). Em seguida, faça o login através de uma conta Gov.br na barra azul superior. Caso não tenha, poderá fazer seu cadastro. Para fazer o login é necessário informar o CPF e a senha da conta Gov.br. Após isso, clique em “entrar”.
consultar benefício do MEI – Reprodução Canva
2º Passo
Ao entrar na plataforma você poderá acessar o relatório de recolhimento mensal. Ou seja, terá acesso ao DAS que garante os benefícios previdenciários. Além disso, o site também emite mensalmente um documento que permite um extrato completo.
Dessa forma, clique em “Emitir Guia de Pagamento (DAS)” e selecione o ano-calendário que você deseja.
3º Passo
Observe na coluna de “Benefício INSS” e selecione todos os meses que você teve acesso ao benefício. A seguir clique em “Atualizar Valores”. Dessa forma, irá aparecer para você os valores do seu DAS desses meses referentes.
4º Passo
Após esse processo você poderá clicar nos meses na coluna de “Período de Apuração”. Assim, clique em “Apurar/Gerar DAS.”
5º Passo
Faça download da guia DAS e você poderá fazer o pagamento.
Benefícios de ser MEI
Vale lembrar que o trabalhador não poderá ter participação como sócio ou titular em outra empresa para ser MEI. Também, deverá ter no máximo um funcionário empregado com o salário mínimo vigente.
Dessa forma, através do MEI é possível ter CNPJ que facilitará o acesso a benefícios bancários. O INSS também é pago através do DAS. Além da aposentadoria por idade, o MEI também oferta a aposentadoria por invalidez. O valor da aposentadoria é o valor do salário-mínimo. Para ter um valor maior, é necessário complementar o INSS por fora.
O MEI oferece o salário-maternidade com duração de 120 dias. Esse benefício é dado em caso de parto, guarda judicial para adoção e adoção. Além disso, a idade da criança é um fator independente. Outro benefício para a família, é o auxílio-reclusão e pensão por morte.
Entre os benefícios do MEI está também a possibilidade de ter o décimo terceiro. Mas, para isso é necessário realizar um contrato de prestação de serviços. Ou seja, deverá informar a existência de um acordo salarial adicional ou não.
O post Veja como consultar benefício do MEI apareceu primeiro em Brasil123.