Vale-gás vai parar de ser pago? Confira!
O vale-gás é um dos principais benefícios pagos aos brasileiros, mas algumas pessoas estão dizendo que ele não será mais pago. Contudo, isso não é verdade, dado que o benefício está previsto na lei do Brasil e acontece junto com o Auxílio Brasil. Porém, o fato é que o valor não entrará em setembro nas contas dos brasileiros.
Apesar disso, existe uma explicação para isso. Ainda, vale lembrar que o vale-gás tem algumas regras que definem os valores em 2022 e também em 2023. Por isso, nesse texto vamos esclarecer tudo sobre esse benefício.
Como funciona o pagamento do vale-gás?
O pagamento do vale-gás acontece sempre junto com o pagamento do Auxílio Brasil. Porém, a grande diferença é que o valor é pago apenas nos meses pares do ano. Isso quer dizer que o benefício cai nas contas dos cidadãos uma vez a cada dois meses. E é exatamente por isso que o valor cairá nas contas apenas no mês de outubro.
Além disso, a regra estipula que o vale-gás financie apenas 50% do valor médio do preço do gás de cozinha. Contudo, desde a aprovação da PEC Kamikaze, no final de julho, o Governo Federal está pagando 100% do preço médio. O montante é calculado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). Apesar disso, vale lembrar que esse percentual valerá apenas até o final de 2022. Para janeiro de 2023 em diante, ainda não existem previsões dos valores, mesmo que candidatos já se posicionem sobre o Auxílio Brasil, por exemplo.
Além disso, vale lembrar que o valor seguirá sendo pago na mesma conta do Auxílio Brasil. Por isso, a única coisa que mudou no vale-gás até agora foi o valor, que aumentou. Para o ano que vem, o benefício deve voltar ao normal, financiando 50% do preço do gás de cozinha e sendo pago apenas em meses pares novamente.
Reprodução AdobeStock
Calendário de pagamentos
O calendário de pagamentos do vale-gás de agosto sofreu alterações. Isso porque o Governo Federal adiantou os pagamentos dos benefícios, dando o dinheiro para os cidadãos alguns dias antes. Para o calendário de outubro, quando acontecerá o próximo pagamento, não existe nenhuma previsão de adiantamento.
Por conta disso, o calendário já está definido. O benefício começará a ser pago no dia 18 de outubro e finalizará no dia 31 do mês. No dia 18 de outubro receberão todos aqueles beneficiários com o NIS finalizado em 1. Para quem tem NIS finalizado em 2, 3 e 4, o valor cairá na conta nos dias 19, 20 e 21. Para quem tem o NIS finalizado em 5, 6, 7, 8 e 9, o dinheiro cairá na conta nos dias 24, 25, 26, 27 e 28. Por fim, quem tem o NIS terminado em 0 receberá o vale-gás no último dia do mês, 31 de outubro.
O mês de outubro marcará o penúltimo pagamento do vale-gás no ano. Isso porque o benefício terá o próximo pagamento apenas em dezembro, após a rodada de outubro. Além disso, o pagamento de outubro será o penúltimo com o financiamento de 100% do preço do gás de cozinha.
O post Vale-gás vai parar de ser pago? Confira! apareceu primeiro em Brasil123.