Vale-Gás tem pagamento confirmado em abril; veja como receber
O Governo Federal vai liberar uma nova rodada do Auxílio Gás neste mês de abril. O benefício foi criado para ajudar as famílias em situação de vulnerabilidade na compra do gás de cozinha. O produto vem sofrendo vários ajustes em seu preço desde o ano passado.
A regra é que o auxílio tenha no mínimo um valor equivalente a 50% do preço médio cobrado pelo botijão de 13kg no país. Segundo as informações, o valor do benefício será de R$ 51, pago às famílias que se encaixam nas regras e que também fazem parte do Auxílio Brasil.
Calendário de pagamentos do Auxílio Gás
Conforme as normas do programa, o benefício deve ser repassado a cada dois meses. O último pagamento foi realizado no mês de fevereiro, permitindo que novos repasses sejam realizados a partir do dia 14 de abril. Confira as datas de pagamentos a seguir de acordo com o número final do NIS:
14/04: NIS com final 1;
18:04: NIS com final 2;
19/04: NIS com final 3;
20/04: NIS com final 4;
22/04: NIS com final 5;
25/04: NIS com final 6;
26/04: NIS com final 7;
27/04: NIS com final 8;
28/04: NIS com final 9;
29/04: NIS com final 0.
Quem recebe o benefício?
Em suma, tem direito aos recursos do programa:
Famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), cuja renda per capita mensal não ultrapassa o valor de R$ 606 (meio salário mínimo em 2022).
Famílias que tenham algum membro que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou que seja vítima de violência doméstica sob medida protetiva de urgência.
Como consultar o Auxílio Gás?
Os beneficiários podem consultar o auxílio pelos canais de atendimento disponíveis, como:
Central de atendimento do Ministério da Cidadania, no número 121;
Central de atendimento da Caixa Econômica Federal, no número 111;
Aplicativo Auxílio Brasil.
Vale Gás pode ser concedido a todos os beneficiários do Auxílio Brasil?
Mesmo que seja possível receber os dois benefícios ao mesmo tempo, o Vale Gás é limitado. Atualmente, o Auxílio Brasil atende mais de 18 milhões de pessoas, enquanto o Auxílio Gás apenas 5,5 milhões aproximadamente.
Isso significa que o programa não é capaz de cobrir a quantidade de famílias atendidas pelo novo Bolsa Família. Sendo assim, nem todos recebem dos dois programas.