VALE GÁS segue em 2023? Confira as regras para o pagamento do benefício
Com a proximidade do final do ano, os brasileiros buscam informações sobre a continuidade do pagamento do Vale Gás em 2023.
Para quem não acompanhou, a última rodada foi finalizada no dia 23 de dezembro, e assim, os beneficiários já ficam em busca de novidades sobre a programação do próximo repasse.
Quer saber a data prevista? É só continuar a leitura!
Vale Gás não terá pagamentos em janeiro
Em primeiro lugar, é preciso explicar como funciona o Vale Gás. Trata-se de um benefício instituído pelo governo federal está em execução desde o final de 2021.
Ainda mais, originalmente, a lei determina que a cada 2 meses seja repassado um valor que corresponde a 50% do preço médio nacional do gás de cozinha.
A saber, a apuração dos preços é feita pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). Assim, para determinar o valor do repasse, a ANP divulga mensalmente, até o 10º dia útil do mês, o valor da média dos seis meses anteriores referentes ao preço nacional do botijão de 13kg de GLP.
Entretanto, para o período de agosto a dezembro deste ano, no lugar dos 50%, foi realizado o repasse de 100% do preço médio nacional do produto, por isso, o termo Vale Gás em dobro.
Então, como as rodadas acontecem apenas a cada 2 meses, e tendo sido a última rodada agora em dezembro, teremos um novo crédito apenas em fevereiro.
O benefício vai acabar em 2023?
Não! O programa tem validade de 5 anos, por isso, seguirá no próximo ano, com a única ressalva de retornar ao patamar original de pagamento de 50% do valor médio do gás de cozinha.
Quem tem direito ao Vale Gás?
O ingresso de famílias e a sua permanência no enquadramento do Vale Gás ocorrerão com o registro de seus integrantes no Cadastro Único, desde que apresentem dados cadastrais atualizados.
A saber, as famílias com dados inconsistentes no Cadastro Único poderão ser impedidas de ingressar no Programa, até que sejam sanadas as inconsistências identificadas.
Lembrando que podem receber:
Todas as famílias inscritas no Cadastro Único, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo, inclusive famílias beneficiárias de programas de transferência de renda implementados pelas três esferas de governo; e
Famílias que tenham na sua composição pessoas residentes no mesmo domicílio que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC), inscritas ou não no Cadastro Único.
Calendário do Vale Gás 2023
Por fim, cabe mencionar que o Vale Gás utiliza o mesmo calendário aplicado para o Programa Auxílio Brasil, com repasses realizados pela Caixa Econômica Federal.
Para 2023 já se sabe que o Auxílio Brasil será substituído pelo Programa Bolsa Família, mas o calendário deve ser mantido com os pagamentos nos últimos 10 dias do mês.
Dessa forma, caso a regra não mude, o calendário do primeiro pagamento do Vale Gás em 2023 ficaria assim:
Inscritos NIS
Pagamento
NIS de final 1
15 de fevereiro
NIS de final 2
16 de fevereiro
NIS de final 3
17 de fevereiro
NIS de final 4
20 de fevereiro
NIS de final 5
21 de fevereiro
NIS de final 6
22 de fevereiro
NIS de final 7
23 de fevereiro
NIS de final 8
24 de fevereiro
NIS de final 9
27 de fevereiro
NIS de final 0
28 de fevereiro
Confira ainda: CALENDÁRIO DO BOLSA FAMÍLIA: Como fica o pagamento em 2023? Descubra agora
O post VALE GÁS segue em 2023? Confira as regras para o pagamento do benefício apareceu primeiro em Brasil123.