ÚLTIMA SEMANA para ter desconto no imposto de renda
Se você quer ter desconto no seu Imposto de Renda já na próxima declaração, saiba que essa é a última semana para isso. Isso porque o imposto é devido sobre sua renda, bens e investimentos deste ano. Por isso, já é hora de começar a analisar os documentos e separar tudo aquilo que você vai usar para enviar à Receita Federal as suas informações.
Para quem paga o Imposto de Renda todos os anos, o próximo pode ser diferente. Isso porque um pequeno investimento pode permitir um desconto de 12% na sua declaração anual. Neste texto, vamos mostrar como fazer isso ainda nesta semana.
É simples ter desconto no Imposto de Renda
Para ter o desconto de 12% no imposto de renda, você não precisa ter muito dinheiro investido ou ter um planejamento financeiro excepcional. Na verdade, é tão simples ter esse desconto que muitas pessoas acham assustador não terem feito isso anteriormente. Isso porque basta ter um produto de previdência privada em alguma corretora ou banco do país.
Atualmente, plataformas permitem que você invista valores baixos nesses produtos. Estamos falando de R$100 ou até menos. Para ter o desconto, basta investir qualquer valor em uma previdência privada na modalidade PGBL. A tabela de impostos (progressiva ou regressiva) não interfere no desconto. Com isso, além de conseguir pagar menos à Receita Federal, você também consegue planejar o seu futuro e, a depender das contribuições, se aposentar antes das regras do INSS.
Você pode fazer apenas um investimento ou investir todos os meses. Segundo especialistas, quem investe R$100 todos os meses nesse poduto tem muito mais chances de ter uma renda passiva no final do tempo de trabalho. Além disso, a previdência privada não interfere em nada a sua contribuição para a previdência social.
Por isso, é simples ter o desconto: basta procurar o seu banco ou corretora e investir em uma previdência PGBL. No próximo ano, ao declarar isso à Receita, o desconto de até 12% entrará automaticamente no programa.
Robert Owen Wahl / Pixabay
Outras formas de ter desconto no IR
Além da previdência privada, existem outras formas de conseguir um desconto na declaração do Imposto de Renda. Isso porque existem gastos mensais ou esporádicos que podem ser abatidos do seu imposto pago. Contudo, isso exige organização dos contribuintes, dado que é preciso apresentar os documentos na hora da declaração.
Além disso, é preciso mencionar que esse desconto só é válido para quem faz a declaração completa do Imposto de Renda. Para os contribuintes que fazem a declaração simplificada, os descontos não são aplicáveis. Com a declaração completa, as chances de pagar menos Imposto de Renda são maiores. Isso porque, nela, você pode abater do imposto os gastos com educação, saúde, pai ou mãe como dependente, reformas da casa, taxas de corretagem, previdência privada (como mencionamos acima) e outros investimentos isentos de IR. Neste ano, a pensão alimentícia deixou de ser tributada.
Na hora de fazer a declaração nos devidos campos, a Receita Federal pedirá informações que você precisa ter em mãos. Ao ter tudo isso em mãos, você pode fazer a sua declaração o quanto antes e ter o ressarcimento do imposto de renda antecipadamente.
O post ÚLTIMA SEMANA para ter desconto no imposto de renda apareceu primeiro em Brasil123.