Tem como aumentar o que recebe do INSS: veja dicas
Este artigo tem a intenção de dar dicas para aumentar o que recebe do INSS, principalmente se o segurado entender que o seu pagamento é menor do que deveria ser e, assim, estar recebendo com erro. Saiba que você só poderá receber pagamentos retroativos dos últimos 5 anos a partir do pedido de revisão, então quanto antes você fizer a solicitação, mais possibilidade de receber da maneira correta você tem.
Dicas para aumentar o que recebe do INSS
Apontamos na sequência algumas dicas para aumentar o que recebe do INSS:
1ª Dica: Analise a carta de concessão do benefício
A Carta de concessão pode ser adquirida no site ou no aplicativo do Meu INSS. É possível avaliar os dados da aposentadoria, bem como os cálculos realizados e o tempo de contribuição que foi considerado. Assim, é possível constatar se algum espaço de tempo ficou fora do cálculo.
2ª Dica: Constate a memória de cálculo para concessão do benefício
A memória de cálculo, representa os cálculos realizados pelo INSS, e dessa forma, quem se aposentou antes de novembro de 2019, precisa se certificar se os 20% dos menores salários ficaram fora do cálculo. Se não forem descartados, o valor a ser pago será menor. Já que se aposentou depois desta data, é preciso observar qual foi a regra de transição utilizada para conceder a aposentadoria.
3ª Dica: Estude o processo administrativo que deu origem ao benefício
Muitas vezes ele está disponível no site ou aplicativo, e se não tiver, é possível solicitá-lo digitalmente, usando o Meu INSS. Então, estude as informações que serviram de base para a concessão do benefício.
4ª Dica: Se você encontrar erros, solicite sua correção
Procure solicitar a correção dos erros encontrados de forma detalhada, apresentando a falha cometida.
Você pode pedir a correção utilizando o site ou aplicativo do Meu INSS, apontando o que precisa de correção, detalhando ao máximo a sua solicitação. Não esqueça de ter os documentos necessários para apresentar como prova do erro cometido, e anexe ao pedido.
5ª Dica: Acompanhe o pedido de reconsideração e apresente as exigências com presteza
Se houver a solicitação de apresentar outros documentos, apresente-os com maior rapidez possível, pois há prazos a cumprir. Se você não conseguir enviar no prazo, envie uma carta afirmando que o documento está sendo providenciado.
6ª Dica: Se houver demora na resposta do INSS, peça a revisão na justiça
Uma das maneiras mais rápidas de resolver a situação, é solicitar mandado de segurança no Poder Judiciário. Assim, o juiz determinará que o servidor ou seu chefe realize a análise com rapidez.
Para tanto, é preciso contratar um advogado. A vantagem disso é obter retorno com rapidez do processo, sem precisar iniciar o processo novamente.
7ª Dica: Procure apresentar os cálculos do novo valor do benefício
A recomendação é que você contrate um contador para realizar os cálculos, com as atualizações necessárias. Assim, você contribuirá para o andamento do processo.
Você só poderá receber pagamentos retroativos dos últimos 5 anos a partir do pedido de revisão – Reprodução AdobeStock
8ª Dica: Recomenda-se contratar um advogado para fazer o pedido de revisão administrativa
O advogado previdenciário já tem experiência neste tipo de processo e tende a agilizar toda a burocracia existente. Dessa forma, ele analisará se houve erro, e o que se deve solicitar na revisão se for necessário.
O post Tem como aumentar o que recebe do INSS: veja dicas apareceu primeiro em Brasil123.