Setor de serviços está MENOS confiante com o futuro do país

O setor de serviços não está mais confiante como nos meses anteriores. A saber, o Índice de Confiança de Serviços (ICS) caiu 2,6 pontos em outubro. Com isso, o indicador recuou para 99,1 pontos, menor nível desde junho (98,7 pontos).

O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), responsável pelo indicador, divulgou os dados nesta sexta-feira (28). Em resumo, o indicador mede o grau de otimismo dos empresários do setor de serviços no país.

“A confiança de serviços caiu em outubro, voltando a ficar abaixo dos 100 pontos após três meses acima do nível considerado neutro. A queda ocorre tanto por uma piora das avaliações sobre o momento, mas que ainda se mantém dentro do limite de normalidade, quanto das expectativas”, explicou o economista da FGV, Rodolpho Tobler.

Vale destacar que resultados abaixo de 100 pontos indicam pessimismo, enquanto números acima dessa faixa refletem o otimismo do setor. Em outubro, os empresários de serviços se mostraram levemente pessimistas com o país.

Consignado do Auxílio Brasil: Caixa já emprestou R$ 4,2 BILHÕES

Próximos resultados devem indicar trajetória do setor

De acordo com Tobler, os próximos resultados deverão revelar qual trajetória a confiança dos empresários de serviços seguirão.

“O setor parece começar a dar sinais de desaceleração, projetando uma redução de demanda nos próximos meses principalmente nos serviços profissionais e de informação e comunicação, e na tendência futura dos negócios”, disse o economista.

“Os próximos meses devem ser cruciais para confirmar a direção do setor todo considerando o cenário macroeconômico desafiador e a expectativa de uma economia mais fraca na virada para 2023”, acrescentou Tobler.

A saber, o ICS reflete o pensamento dos empresários de serviços em relação ao presente e ao futuro do setor no país. Em suma, o Índice de Situação Atual (ISA-CST) caiu 1,8 ponto, para 100,0 pontos. Já o Índice de Expectativas (IE-S) caiu 3,5 pontos, para 98,2 pontos.

Leia também: IGP-M: inflação do aluguel CAI 0,97% em outubro, revela FGV

O post Setor de serviços está MENOS confiante com o futuro do país apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.