Setor de serviços cresce 1,1% em julho, revela IBGE

O volume de serviços no país cresceu 1,1% em julho deste ano, na comparação com junho, terceira alta consecutiva. Com o acréscimo desse resultado, o setor passou a ficar 8,9% acima do nível de fevereiro de 2020, último mês antes da decretação da pandemia da covid-19.

Aliás, os serviços acumularam uma forte alta de 8,5% entre janeiro e julho de 2022, na comparação com o mesmo período de 2021. Esse resultado é bastante positivo, visto que a crise sanitária afundou o setor devido à restrição da circulação das pessoas no país.

Embora tenha se distanciado do nível pré-pandemia, o setor ainda está 1,8% abaixo do ponto mais alto já registrado pela série histórica, em novembro de 2014.

A propósito, os dados fazem parte da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada nesta terça-feira (13).

Vale destacar que os serviços respondem por quase 70% do PIB brasileiro. Além disso, o setor é considerado o maior empregador do país, segundo o IBGE. Isso quer dizer que, quanto mais o setor crescer, mais a economia brasileira vai avançar.

Auxílio Brasil de R$ 600 definitivo em 2023? Veja o que diz Bolsonaro

Setores de TI e transporte de cargas se destacam no mês

De acordo com o IBGE, dois setores dos serviços prestados às empresas se destacaram em julho: o de tecnologia da informação e o de transporte de cargos. Em suma, estas atividades vêm impulsionando o setor de serviços no país.

“Essa retomada de crescimento é bastante significativa e é ligada aos serviços voltados às empresas, como os de tecnologia da informação e o de transporte de cargas, que têm um crescimento expressivo e alcançam, em julho, os pontos mais altos das suas respectivas séries”, explicou o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo.

“Então o que traz o setor de serviços a esse patamar é o dinamismo desses dois segmentos”, acrescentou.

Leia também: Planos de saúde têm PREJUÍZO de R$ 691,6 milhões no 1º semestre

O post Setor de serviços cresce 1,1% em julho, revela IBGE apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.