Segundo, terceiro, quarto ou quinto lote? Como descobrir em qual posição você está na restituição do Imposto de Renda?






Receita Federal: Consulte aqui o 1º lote da restituição do Imposto de Renda 2024

Restituição do Imposto de Renda 2024: Maior lote da história

A Receita Federal já liberou a consulta do primeiro lote da restituição do Imposto de Renda 2024. Esse lote é o maior da história, composto por cerca de 5 milhões de contribuintes, sendo eles dos grupos prioritários ou não.

A restituição do Imposto de Renda gera um sentimento de ansiedade nos brasileiros, pois é quando a Receita devolve o valor excedente pago em tributos pelo contribuinte. No entanto, aqueles que têm direito não precisarão esperar muito mais, uma vez que o primeiro repasse ocorrerá em 31 de maio, mesma data de encerramento do envio das declarações.

Detalhes do 1º lote da restituição do Imposto de Renda

De acordo com informações divulgadas pela Receita Federal, este é um dos maiores lotes de restituição já pagos. Isso se deu devido à inclusão de restituições residuais de anos anteriores. Mais de 5 milhões de contribuintes receberão seu dinheiro de volta no próximo dia da restituição.

No primeiro lote, estão incluídos 5.562.065 cidadãos, entre os prioritários e os não prioritários, totalizando um crédito de cerca de R$ 9,5 bilhões. Desse montante, R$ 8.857.175.779,78 serão destinados aos grupos prioritários.

Consulta da situação da Declaração de Imposto de Renda

Caso o contribuinte não esteja no primeiro lote, pode ser que o repasse seja feito nos próximos lotes. No entanto, é possível que ele tenha caído na malha fina, indicando irregularidades na declaração.

Para esclarecer possíveis questões, o contribuinte pode consultar a situação da declaração seguindo os passos abaixo:

  • Acesse a plataforma Meu Imposto de Renda ou utilize o aplicativo da Receita Federal;
  • Faça o login com as mesmas credenciais usadas para enviar a declaração;
  • Clique em “Pendências de malha” para verificar o status da declaração, se foi para a malha fina e o motivo.

Calendário dos lotes da restituição do Imposto de Renda 2024

Lote Data do pagamento
31 de maio de 2024
28 de junho de 2024
31 de julho de 2024
30 de agosto de 2024
30 de setembro de 2024
1º Lote Residual 31 de outubro de 2024
2º Lote Residual 29 de novembro de 2024
3º Lote Residual 31 de dezembro de 2024
4º Lote Residual 31 de janeiro de 2025
5º Lote Residual 28 de fevereiro de 2025

Restituição do Imposto de Renda não caiu na data prevista?

Segundo a Receita Federal, os créditos são feitos nas chaves PIX ou nas contas informadas pelos contribuintes na declaração. Se o crédito não for realizado dentro do prazo estabelecido, o valor ficará disponível para resgate por até 12 meses no Banco do Brasil.

Caso isso ocorra, o contribuinte deve solicitar a retirada no site da instituição ou na Central de Relacionamento pelos telefones disponíveis. Após os 12 meses, se o resgate não tiver sido solicitado no Banco do Brasil, o contribuinte só poderá fazê-lo no Portal e-CAC.

Mais novidades sobre a restituição do Imposto de Renda

Recentemente, a Receita Federal informou que os contribuintes do Rio Grande do Sul foram incluídos no grupo prioritário, o que pode alterar a ordem dos depósitos. Fique atento às atualizações e consulte a situação da sua declaração para evitar problemas futuros.

Mantenha-se informado sobre as próximas datas de restituição e ocorrências relacionadas ao Imposto de Renda. Acompanhe as notícias e esteja preparado para lidar com possíveis imprevistos durante o processo.


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.