Saque-aniversário do FGTS vai acabar este mês? Veja!
O mês de março pode ser o último de existência do saque-aniversário. Isso porque o governo já deixou claro que quer acabar com a modalidade. Contudo, ela ainda segue vigente e os trabalhadores já podem solicitar o resgate dos valores neste ano. Além disso, os próximos meses podem vir com novidades, inclusive, nos empréstimos dessa modalidade.
Isso porque espera-se que o governo discuta, neste mês, a continuidade do saque-aniversário. Lula já disse, explicitamente, ser contra a modalidade. Após março, o saque-rescisão pode ser liberado para todos os que possuem essa modalidade.
Fim do saque-aniversário?
O saque-aniversário virou alvo de ataques do atual governo, o que levantou uma forte suspeita de que a modalidade vai acabar. Além disso, Lula já disse claramente que quer o fim da modalidade. Apesar disso, o Conselho Curador do FGTS deve discutir, neste mês, o que fará com o programa. Além disso, os trabalhadores podem ter novidades.
Isso porque Luiz Marinho, ministro do Trabalho, informou que os trabalhadores que aderiram ao saque-aniversário podem ganhar uma boa notícia. Ele afirmou que, com o fim da modalidade, os trabalhadores poderão efetuar o saque-rescisão sem empecilhos. A medida também valeria para quem tem empréstimo consignado na modalidade, mesmo com as parcelas ainda não quitadas. Isso quer dizer que o trabalhador que aderiu ao saque-aniversário poderá pegar o valor mesmo depois de sua demissão, algo que hoje é proibido pelas regras do FGTS.
Contudo, ainda trata-se de uma especulação, já que a reunião ainda acontecerá nos próximos dias. Por outro lado, o governo tem o desejo de acabar com o saque-aniversário ainda neste mês. Vale ressaltar que a modalidade ainda segue ativa e, em janeiro, houve um número recorde de aderentes à modalidade, justamente por conta das suspeitas do fim do programa.
O saque-aniversário possui 7 faixas de valores. Foto: Reprodução
Novos saques liberados
Com a chegada de mais um mês, agora novos trabalhadores podem solicitar o saque-aniversário diretamente de suas contas do FGTS. Vale lembrar que as regras ainda não mudaram e, por isso, é preciso entender os prós e os contras da modalidade. Além disso, para quem deseja pegar um empréstimo consignado na modalidade, a atenção tem que ser redobrada.
A partir de hoje (1°), já pode solicitar o saque-aniversário os trabalhadores que nasceram em março. Além disso, a data marca o fim do prazo de solicitação de aderência para os nascidos em fevereiro, mas o pagamento pode acontecer até o final de abril. Março também é o último mês para que os nascidos em janeiro recebam os valores.
Para quem deseja aderir à modalidade, é preciso entender que haverá o bloqueio do valor em caso de demissão e a adesão não poderá ser revertida por 2 anos, seguindo as atuais regras. Por outro lado, quem deseja pegar um empréstimo consignado para aderir ao saque-aniversário precisa olhar bem a taxa de juros, que não pode ser alta, já que essa é uma operação de baixo risco para os bancos.
Para solicitar o saque-aniversário, basta ir no aplicativo ou no site do Meu FGTS e selecionar a opção de aderência, na tela inicial.
O post Saque-aniversário do FGTS vai acabar este mês? Veja! apareceu primeiro em Brasil123.