Saque-aniversário começará amanhã. Veja!
Os nascidos em outubro poderão pedir o saque-aniversário a partir do dia 1° de outubro, próximo sábado. Além disso, a data marca o fim da possibilidade de resgate para os nascidos em julho, bem como o fim da solicitação para os nascidos em setembro. Por isso, é importante entender o calendário dessa modalidade para não perder nenhum prazo.
Dessa forma, hoje vamos falar sobre como funciona o calendário do saque-aniversário e mostrar como pedir os valores ainda nesse sábado, 1°. Vale lembrar que é preciso analisar os riscos da modalidade antes de pedir o valor para a sua conta bancária.
Fim do prazo para nascidos em julho e setembro
O dia 30 de setembro marca o fim de duas datas importantes para os nascidos em setembro e também em julho. Isso porque o saque-aniversário é dividido de uma forma diferente, tendo data limite para a solicitação e data limite para o recebimento dos valores na conta. Por isso, é comum que os cidadãos percam os prazos da operação.
Dessa forma, o dia 30 de setembro é o último dia para quem nasceu em julho pegar o valor solicitado e enviar para a conta bancária. Por outro lado, quem nasceu em setembro tem até essa data para pedir o resgate. Contudo, quem nasceu em setembro pode pegar o valor até o dia 31 de outubro, desde que tenha solicitado. Após isso, só poderão solicitar os valores quem nasceu em outubro, que também terão até a data de 31 de outubro para fazer a solicitação. Para quem nasceu nesse mês, os pagamentos vão do dia 1° de outubro até o dia 30 de dezembro. O valor cairá nas contas dos trabalhadores a partir do dia 3 de outubro.
Dessa forma, o saque-aniversário poderá cair nas contas dos trabalhadores normalmente, mesmo após o fim da data de solicitação. Por outro lado, é preciso entender os passos para fazer isso.
Foto: Reprodução
Como solicitar o saque-aniversário?
A possibilidade de sacar até R$2.900 do FGTS no saque-aniversário e fazer uma renda extra no final do ano, sem trabalhar, anima muitos trabalhadores. Por isso, existe uma forma correta de pedir que o valor entre na sua conta. Além disso, é preciso lembrar como funciona o pagamento do saque do fundo de garantia.
Atualmente, o saque-aniversário tem sete faixas de valores. Elas levam em conta o saldo total do FGTS do trabalhador. Na prática, elas pagam uma parcela fixa e mais um percentual sobre o saldo total. No máximo, o trabalhador consegue pegar até R$2.900 no mês.
Para solicitar o valor, basta entrar no aplicativo do Meu FGTS, clicar na opção de saque-aniversário e solicitar o valor. Vale lembrar que o trabalhador pode receber o dinheiro na conta da Caixa, mas também pode receber em qualquer outra instituição financeira.
Apesar disso, o saque-aniversário tem alguns riscos. Ao solicitá-lo, o trabalhador precisa ficar 2 anos sem ter direito ao saque-rescisão, que acontece em caso de demissão. Contudo, a adoção ao saque do fundo de garantia não tira o direito à multa de 40% que o empregador precisa pagar.
O post Saque-aniversário começará amanhã. Veja! apareceu primeiro em Brasil123.