Salário mínimo vai subir em breve? Entenda!

Todos os anos o valor do salário mínimo aumenta. Isso porque a lei brasileira obriga que o Governo Federal e, por consequência, as empresas, aumentem o salário de acordo com um índice de inflação. Enquanto a inflação brasileira se mede pelo IPCA, o reajuste do salário é feito pelo INPC. E o novo valor deve valer a partir do início do ano que vem.

Isso porque a lei diz que o salário mínimo deve aumentar de acordo com a inflação do ano anterior. Até agora, o INPC soma 10,02%, o que colocaria o salário mínimo em R$1.333,44. Contudo, o valor ainda pode mudar, dependendo dos resultados da inflação em agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro.

Quando subirá o salário mínimo?

O valor do salário mínimo deve subir assim que o INPC de dezembro for divulgado. Com isso, é esperado que o novo valor passe a valer automaticamente, a partir da sanção presidencial do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Para o consumidor, isso representa um valor a mais na conta, mas vale lembrar que também existem negociações entre sindicatos e empresas, o que pode atrasar o processo.

Apesar disso, economistas acreditam que o aumento do salário mínimo deve seguir apenas a inflação. Por isso, não acreditam que haja um aumento no poder de compra. Vale lembrar que o Brasil tem um dos menores poderes de compra em décadas e tem o menor poder de compra desde 2016. Com isso, a situação que já está difícil ficará um pouco melhor, mas nada que arrume a vida da população brasileira.

O reajuste do salário mínimo é importante para diversas coisas na economia. Benefícios sociais, como a aposentadoria e o PIS/PASEP, que também aumentam de valor na mesma proporção. Para empresas privadas, o aumento depende de negociações entre sindicatos e as empresas do setor.

Foto: Reprodução

Vou ganhar mais?

Mesmo com um aumento de salário, economistas dizem que o trabalhador não estará ganhando mais. Esse fenômeno, conhecido como “ilusão monetária“, diz que mesmo ganhando mais, o poder de compra segue o mesmo. Com isso, o seu dia a dia ficará melhor, mas na verdade é apenas um reajuste que poderia acontecer de outra forma.

Isso porque o aumento do salário será exatamente a mesma coisa que o aumento dos seus custos. Dessa forma, o governo poderia optar por reajustes mensais, por exemplo, mas a Constituição diz que deve ser anual. Por isso, quando o salário mínimo aumenta, na verdade isso quer dizer uma volta à normalidade, e não um aumento de poder aquisitivo.

Por isso, especialistas sempre sugerem que os trabalhadores busquem formas de aumentar a sua renda, seja com promoções no trabalho, seja com renda extra. Com essas medidas, você pode ter ganhos reais, o que faz com que o seu salário, de fato, compre mais produtos. Vale lembrar que o salário mínimo não tem reajuste real há 3 anos. Em 2023, se o aumento for apenas no nível da inflação, será o quarto ano consecutivo sem aumento do poder de compra.

O post Salário mínimo vai subir em breve? Entenda! apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.