SALÁRIO MÍNIMO: Bolsonaro busca dar ‘reajuste maior’ em 2023

O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, afirmou nesta semana que poderá dar um “reajuste maior” ao salário mínimo. A declaração ocorreu durante uma entrevista para o Jornal da Record, na Record TV.

A saber, Bolsonaro foi questionado sobre o aumento real do salário mínimo, que não aconteceu nos últimos anos. Aliás, nos últimos quatro anos do governo Bolsonaro, o piso salarial do país só teve aumento real uma única vez.

“Foi em função da pandemia. Nós gastamos R$ 700 bilhões em 2020, não só para combater o vírus, como os recursos para estados e municípios. Para Auxílio Emergencial. Nós pagamos Auxílio Emergencial para 68 milhões de pessoas em 2020. Não tínhamos como ir além do reajuste equivalente ao da inflação”, explicou.

Em resumo, os reajustes do salário mínimo promovidos nos últimos anos pelo governo federal apenas acompanharam a inflação. Isso quer dizer que quem recebe um salário mínimo por mês não teve o seu poder de compra alterado nos últimos ano.

É como se o trabalhador brasileiro recebesse apenas um aumento suficiente para cobrir a alta dos preços dos bens e serviços do país. Assim, poderá continuar com o mesmo padrão de vida, mas não terá condição financeira para comprar mais coisas que anteriormente. Inclusive, a expectativa é que não haja aumento real em 2023.

Petrobras reduz pela 3ª vez seguida preço do querosene de aviação

Bolsonaro também criticou o ex-presidente Lula

Durante a entrevista, Bolsonaro também criticou o ex-presidente Lula (PT), que também é candidato à eleição do país. Aliás, o petista vem liderando todas as principais pesquisas de intenção de votos e poderá ganhar as eleições ainda no primeiro turno.

“Obviamente, como o nosso governo é um governo que não rouba, diferentemente do Lula que roubou a nação em tudo quanto é lugar, nos sobra dinheiro para você, em concordância com projeto junto ao parlamento brasileiro, buscar dar um reajuste maior para o salário mínimo”.

Com a proximidade cada vez maior das eleições, cuja votação ocorrerá no próximo domingo (2), o presidente Bolsonaro está focando nos brasileiros de renda mais baixa. A saber, Lula lidera com folga dentro desta parcela de eleitores.

Leia também: IGP-M: inflação do aluguel cai 0,95% em setembro, revela FGV

O post SALÁRIO MÍNIMO: Bolsonaro busca dar ‘reajuste maior’ em 2023 apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.