SAIU o EMPRÉSTIMO CONSIGNADO AUXÍLIO BRASIL: Quais bancos estão confirmados? Veja a LISTA
Desde a última segunda-feira (10), o Governo Federal iniciou oficialmente o prazo para que os cidadãos solicitem o consignado do Auxílio Brasil. Contudo, na prática o fato é que a maioria dos bancos ainda não iniciou os procedimentos. Até a publicação deste artigo, apenas três instituições já começaram a ofertar o crédito para os cidadãos.
Uma delas foi a Caixa Econômica Federal. De acordo com a presidente do banco, Daniella Marques, a liberação do consignado está valendo desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira (11). Ela informou que os interessados precisam ir pessoalmente a uma agência da Caixa ou mesmo em uma casa lotérica, munido dos seus documentos pessoais.
A QI Sociedade de Crédito Direto também informou que já começou a oferecer o consignado para os usuários do Auxílio Brasil. Segundo a instituição, a operação está sendo “destinada a democratizar o acesso a produtos financeiros para a população brasileira”. Diretores afirmaram que qualquer usuário do programa pode realizar a simulação através do site oficial da empresa.
Outra instituição que também já abriu o processo de solicitação do consignado é a Zema Financiamento e Investimentos. Em seu site oficial, a empresa oferece um telefone para que as pessoas entrem em contato. Outra opção é ir diretamente para uma das lojas do grupo, que estão localizadas em alguns municípios do estado de Minas Gerais.
Abaixo você pode conferir a lista de bancos que estão autorizados a operar o consignado do Auxílio Brasil.
Caixa Econômica Federal;
Banco Agibank S/A Banco;
Crefisa S/A;
Banco Daycoval S/A;
Banco Pan S/A;
Banco Safra S/A;
Capital Consig Sociedade de Crédito Direto S/A;
Facta Financeira S/A Crédito Financiamento e Investimento;
Pintos S/A Créditos;
QI Sociedade de Crédito Direto S/A;
Valor Sociedade de Crédito Direto S/A;
Zema Crédito, Financiamento e Investimento S/A.
Outros bancos
A maioria dos bancos que estão nesta lista, ainda estão em processo de análise dos dados da regulamentação do texto que libera o consignado do Auxílio Brasil. O Agibank, por exemplo, não deu uma data exata para a liberação do crédito.
“Nosso propósito é fazer o dia a dia das pessoas melhor e gerar inclusão financeira e digital para todos. Portanto, ainda estamos avaliando os impactos da instrução normativa, verificando se atende aos critérios e políticas do Agibank e, principalmente, se conseguimos gerar uma proposta de valor aos nossos clientes. Ainda não temos um prazo para confirmar se vamos iniciar ou não o produto”, explica a instituição, em nota enviada ao jornal Extra.
“O Banco Daycoval decidiu por não iniciar prontamente a operação de crédito do Auxílio Brasil. A instituição, que opera com crédito consignado há quase 20 anos, estuda com cautela as regras de adesão à Portaria MC nº 816, uma vez que a ativação do produto exige a realização de ajustes sistêmicos não previstos”, informou a nota do Banco Daycoval.
Riscos com o consignado
Vale lembrar ainda que uma série de bancos não quiseram nem mesmo entrar nesta lista do Ministério da Cidadania. Bradesco, Itaú, Santander e Banco do Brasil chegaram a tomar a decisão antes mesmo da regulamentação do consignado.
A maioria alegou que há um risco contra a reputação do banco. Afinal de contas, estamos falando de um empréstimo que, em um longo prazo, vai diminuir os ganhos sociais de um grupo já marginalizado da sociedade. Os usuários do Auxílio Brasil possuem uma renda per capita de até R$ 210. Estamos falando de famílias que estão em situação de pobreza ou mesmo de extrema-pobreza