Saiba o que é deflação e seus impactos na economia
A deflação é uma queda no nível geral de preços em uma economia e um aumento no poder de compra da moeda. Pode ser impulsionado por um aumento na produtividade e abundância de bens e serviços, por uma diminuição na demanda total ou agregada , ou por uma diminuição na oferta de dinheiro e crédito.
Entendo a deflação
As mudanças nos preços ao consumidor podem ser observadas nas estatísticas econômicas compiladas na maioria das nações, comparando as mudanças em uma cesta de diversos bens e produtos com um índice. No Brasil, a Taxa Selic é o índice mais comumente referenciado para avaliar as taxas de inflação. Quando o índice em um período é menor do que no período anterior, o nível geral de preços caiu, indicando que a economia está passando por deflação.
Esta diminuição geral dos preços é positiva porque dá aos consumidores um maior poder de compra . Até certo ponto, quedas moderadas em certos produtos, como alimentos ou energia, têm até algum efeito positivo no aumento do gasto nominal do consumidor. Além desses produtos básicos, uma queda geral e persistente em todos os preços não apenas permite que as pessoas consumam mais, mas também pode promover o crescimento econômico e a estabilidade, reforçando a função do dinheiro como reserva de valor e incentivando a poupança real.
No entanto, sob certas circunstâncias, a deflação rápida pode estar associada a uma contração de curto prazo da atividade econômica. Em geral, isso pode ocorrer quando uma economia está fortemente endividada e dependente da contínua expansão da oferta de crédito para inflacionar os preços dos ativos por meio do financiamento do investimento especulativo e, posteriormente, quando o volume de contratos de crédito, os preços dos ativos caem e os investimentos são liquidados.
Esse processo às vezes é conhecido como deflação da dívida . Caso contrário, a deflação é normalmente uma característica positiva de uma economia saudável e em crescimento que reflete o progresso tecnológico, o aumento da abundância e o aumento dos padrões de vida.
Causas e efeitos
Se, como diz o ditado comum, a inflação é o resultado de muito dinheiro perseguindo bens insuficientes na economia, então, inversamente, a deflação pode ser entendida como uma oferta crescente de bens e serviços sendo perseguida por uma oferta de dinheiro constante ou de crescimento mais lento.
Isso significa que a deflação pode ser provocada por um aumento na oferta de bens e serviços ou pela falta de aumento (ou diminuição) na oferta de dinheiro e crédito. Em ambos os casos, se os preços puderem se ajustar para baixo, isso resultará em um nível de preços geralmente em queda.
Um aumento na oferta de bens e serviços em uma economia normalmente resulta do progresso tecnológico, da descoberta de novos recursos ou do aumento da produtividade.
Nesse sentido, a deflação pode ser pior do que a inflação se for provocada por fatores negativos, como falta de demanda ou diminuição da eficiência em todos os mercados. A deflação pode ser melhor do que a inflação se for provocada por fatores positivos, como melhorias na tecnologia que barateiam os custos de bens e serviços
O post Saiba o que é deflação e seus impactos na economia apareceu primeiro em Brasil123.