Saiba escolher entre financiar ou entrar em um consórcio de carro! Veja as vantagens de cada um e escolha a melhor opção para você!
Atualmente ter um carro vai muito além de desejo, sendo que muitas pessoas o utilizam por necessidade, e até mesmo como uma fonte de renda. Na hora de escolher a melhor forma de adquirir o seu veículo pode surgir uma grande dúvida, uma vez que nem sempre é possível comprar e realizar o pagamento à vista. As formas de pagamento para comprar o carro dos seus sonhos não são as mais fáceis, mais saiba que é possível através de um financiamento ou de um consórcio.
Consórcio: como funciona?
A empresa que oferece essa opção monta um grupo onde estarão várias pessoas com o mesmo interesse, o de adquirir um bem. Após o grupo ficar completo com o número de pessoas necessárias, serão realizados sorteios mensalmente. Cada participante deverá pagar a parcela mensal que foi definida no momento da contratação, durante todo o período de vigência do consórcio.
Os valores pagos mensalmente funcionarão como uma reserva para garantir que todos os participantes realizem a compra do seu bem.
Como o pagamento do veículo é realizado à vista, o consórcio não cobra taxas de juros, sendo essa uma das suas maiores vantagens. E então, através dos sorteios mensais, um participante será sorteado para pegar o seu veículo.
Pontos Positivos do consórcio
- O pagamento é realizado em um prazo extenso
- Não são aplicadas taxas de juros
- Não é necessário que seja dado um valor de entrada, como na maioria dos financiamentos
- A cada mês, através dos sorteios um participante de cada grupo será contemplado
- Você consegue comprar o seu veículo à vista utilizando a carta de crédito
- Permite que você tenha um controle maior das suas finanças
Consórcio para negativados: é possível?
Se o consórcio que você deseja participar for realizado pelo banco, na maioria das vezes não será aceita a participação. Porém, existe a possibilidade de realizar com um vendedor que não esteja vinculado ao banco, e assim será possível contratar um consórcio. A grande diferença é que normalmente os empréstimos que são disponibilizados para quem tem alguma restrição no nome e CPF apresentam taxas de juros bem altas quando comparado com o financiamento.
Financiamento
O financiamento é uma opção de crédito bem conhecida em todo o país, onde o banco efetua o pagamento à vista para o vendedor do bem que você deseja adquirir, e mensalmente você paga ao banco o valor das parcelas, com juros. Trata-se de uma modalidade de crédito, e por isso, não é tão fácil de ser contratado, uma vez que você terá que provar que tem condições de realizar o pagamento posteriormente.
Pontos Positivos do financiamento
- Você consegue adquirir o seu bem imediatamente
- Existe a possibilidade de negociação com a empresa
- As parcelas podem ter seu valor abatido
Documentação necessária para solicitar um financiamento
- RG
- CPF
- Comprovante de residência
- Documento que comprove sua renda
O documento necessário para comprovar renda dependerá de cada situação, sendo que é solicitado documentos específicos para quem é aposentado, trabalhador autônomo, assalariado ou produtores rurais.
Para divorciados, a certidão de casamento averbada deverá ser apresentada.
Para decidir a melhor alternativa, é recomendado que você pesquise várias opções disponíveis no mercado, para que você escolha a que mais atende às suas necessidades e a que cabe no seu bolso.