Saiba como os indicadores econômicos impactam o mercado financeiro e os investimentos
Indicadores econômicos são mensurações utilizadas para analisar o desempenho da atividade econômica de uma região, cidade, estado ou país.
Saiba como os indicadores econômicos impactam o mercado financeiro e os investimentos
Sendo assim, são dados numéricos utilizados para medir fatores relevantes para a economia do país, considerando diversas possibilidades. Os indicadores econômicos são trabalhados de diversas formas.
De forma geral, utilizam-se indicadores para analisar o nível máximo econômico de um país, através das taxas de juros, inflação, desemprego etc. Avaliações são divulgadas periodicamente para os cidadãos, empresários e investidores de forma geral, acompanharem a situação econômica do país, ou ainda, do mundo.
Microeconomia
Considerando a atividade microeconômica, os indicadores podem mudar de acordo com o mercado analisado. Contudo, de forma geral, indicadores são utilizados para acompanhar um determinado nicho de mercado.
Os indicadores permitem as análises sobre o concorrente, a cadeia de produção, o comportamento do consumidor, a precificação etc. Dessa forma, os indicadores são ferramentas que amparam decisões governamentais, dentre outros aspectos.
Além disso, o indicador pode ser detalhado de maneira diversificada, o que traz um parâmetro diferente para a análise realizada. Portanto, não existe um padrão de indicador econômico para as atividades de um país. Já que é necessário direcionar os indicadores de acordo com a necessidade a ser analisada.
Cenário econômico
Por isso, considera-se o objetivo da análise para definir os indicadores relacionados ao momento específico da atividade econômica. Em suma, a mesma métrica é válida no momento de investir para analisar as melhores opções dentro do cenário econômico atual, para isso, utiliza-se os indicadores financeiros.
Indicadores mais utilizados no Brasil
No Brasil, os principais indicadores econômicos são o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (SELIC), o Produto Interno Bruto (PIB), o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), bem como, as informações sobre a volatilidade do dólar.
Isso porque os indicadores citados são muito observados pelas empresas, pelos investidores e pelo governo para as análises de medidas e políticas públicas. Os analistas de mercado e os investidores utilizam-se de indicadores para a projeção de pontos principais para a economia nacional.
O Relatório Focus é um exemplo de projeção muito utilizada para diversas ações dentro da economia nacional, sendo um relatório divulgado periodicamente pelo Banco Central do Brasil (BCB).
Copom
É válido ressaltar também que os indicadores são amplamente utilizados para as decisões do Comitê de Política Monetária (Copom). Além disso, os indicadores são atualizados de acordo com fatores externos que impactam diretamente a economia.
Por isso, eles são primordiais para o acompanhamento das projeções sobre o futuro da economia do país, bem como, do mundo, já que há indicadores utilizados para a análise de parâmetros globais.