Rússia pede a países do Brics que integre sistemas de pagamentos
A Rússia invadiu a Ucrânia no dia 24 de fevereiro, afirmando que a ação visava proteger os russos de possíveis ameaças à segurança do país. Isso fez diversas nações de todo o planeta impor sanções à Rússia, que segue bastante isolada financeiramente.
Para tentar reverter esta situação, a Rússia pediu que os países dos Brics ampliem o uso de moedas nacionais. Além disso, o país comandado por Vladimir Putin quer que os Brics integrem sistemas de pagamentos. Pelo menos foi o que afirmou o ministério das finanças russo no último sábado (9).
A saber, os Brics são formados por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Em resumo, o termo foi utilizado pela primeira vez em 2021 pelo economista Jim O’Neil, do Goldman Sachs. No artigo, ele se referia aos Brics como as economias do futuro.
Sanções pressionam sistema financeiro da Rússia
As sanções impostas por diversas nações à Rússia isolaram o país dos sistemas financeiros globais. As medidas também deixaram o país impossibilitado de acessar quase metade das suas reservas de ouro e moedas estrangeiras, avaliadas em US$ 606,5 bilhões no início de abril.
Na última sexta-feira (7), o ministro das finanças da Rússia, Anton Siluanov, afirmou em uma reunião com os Brics que a situação econômica russa havia piorado devido às sanções dos países, segundo comunicado do ministério.
“Isso nos leva à necessidade de acelerar o trabalho nas seguintes áreas: uso de moedas nacionais para operações de importação-exportação, a integração de sistemas de pagamentos e cartões, nosso próprio sistema de comunicação financeira e a criação pelos Brics de uma agência de avaliação de risco independente”, disse Siluanov.
A saber, as bandeiras de cartões internacionais Visa e MasterCard deixaram de operar na Rússia no começo de março. Para piorar a situação, os maiores bancos do país perderam o acesso ao sistema bancário financeiro global Swift.
Para driblar esta situação, a Rússia criou o próprio sistema de pagamentos, conhecido como SPFS. Aliás, o país também já tinha montado em 2015 o próprio sistema de pagamentos com cartões, conhecido como MIR, que tem sido bastante útil.
Por fim, o ministério das finanças da Rússia disse que os ministros presentes na reunião dos Brics confirmaram a importância da cooperação entre os países para estabilizar a economia.
“A atual crise foi feita pelo homem e os países dos Brics têm todas as ferramentas necessárias para mitigar suas consequências para suas economias e para a economia global como um todo”, disse Siluanov.
Leia Também: Presidente do BC diz que inflação elevada em março surpreendeu
O post Rússia pede a países do Brics que integre sistemas de pagamentos apareceu primeiro em Brasil123.