Riscos do mercado de ações: Saiba como não ser vítima

Os riscos do mercado de ações são realmente grandes, principalmente entre os investidores com perfil de iniciantes. 

A grande maioria dos investidores já sabem quais são os riscos do mercado de ações. Entretanto, para muitos, mesmo sabendo dos riscos, ainda é difícil se livrar deles e realizar um investimento com mais segurança. Isso porque, o mercado de renda variável é totalmente imprevisível. Leia o artigo abaixo e saiba como evitar os riscos do mercado e investir com maior segurança.

Riscos do mercado de ações que qualquer investidor pode correr 

Risco do mercado de ações
Imagem: Istock Photos

Antes de qualquer coisa, é necessário entender melhor os riscos desse mercado e o que isso significa. Dentro do mercado de ações, os riscos são sinônimo de incertezas, podendo ser qualificados como sistemáticos e, ou, específicos. 

Riscos sistemáticos

Esse tipo de risco é capaz de afetar todo o mercado de ações, ou seja, de uma forma bastante ampla.  

Riscos específicos 

Diferentemente dos riscos sistemáticos, os específicos somente prejudicam uma parcela do mercado de ações, podendo ser emissor ou comprador. 

Por mais que o mercado seja estudado, os riscos desse mercado sempre irão existir, não podendo ser eliminado por completo. O que é possível fazer é gerenciá-los e minimizá-los para não gerar grandes prejuízos. 

Entenda quais são riscos do mercado de ações 

Risco do mercado de ações
Imagem: Istock Photos

Os riscos do mercado de ações podem se apresentar de diversas formas e nomes. O que muitos investidores precisam saber, principalmente os iniciantes, é que eles não irão ser apagados. 

Investidores que apostam no investimento em renda variável, convivem sempre com os riscos de realizar investimentos ruins, no entanto, aprendem a gerenciá-los para não sofrer tanto. Alguns dos riscos considerados principais são: 

Risco de mercado 

Esse tipo de risco está relacionado à própria dinâmica de renda variável, ou seja, neste tipo de risco, as ações se mantêm em movimento constante, mas os preços ficam em flutuação. 

São considerados ativos perigosos, já que em muitos casos seus valores podem sofrer uma queda brusca e se manterem assim por longos períodos. 

Risco da empresa

Os riscos da empresa estão atrelados a uma possibilidade de quebra de ações empresariais enquanto os ativos se mantêm no mercado. Esse é considerado um risco específico e o mais perigoso do mercado, principalmente para investidores iniciantes. 

Risco dos juros 

O mercado variável identifica os riscos de juros nos momentos de migração de recursos para o mercado de investimento em renda fixa. Esse tipo de risco é comum e acontece devido aos valores das taxas de juros sempre subirem no mercado. 

Essa alta, influencia os investidores a aplicarem todo o dinheiro nesses ativos, entretanto, quando à queda, os valores são perdidos por completo. 

Aprenda a não ser uma das vítimas do mercado de ações 

Imagem: Istock Photos

Não há como eliminar ou ignorar por completo os riscos do mercado. Sendo assim, uma das melhores saídas para os investidores é aprender a se blindar da melhor forma possível. Para isso, são oferecidas duas maneiras simples de aprender a gerenciar e minimizar os riscos do mercado de ações: diversificar a carteira dentro do mercado de renda variável e evitar riscos relacionados à pesquisa e informação.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.