Revisão da vida toda: veja quais os documentos necessários
Se você encontrar erros na concessão da sua aposentadoria, pode pedir a Revisão da vida toda.
Por meio dela, se for comprovado o erro, você tem direito a receber a diferença retroativa ao seu benefício e pode ter o valor corrigido daqui para frente.
No entanto, é necessário seguir algumas regras. Para te ajudar com isso, trouxemos uma série de informações sobre a Revisão da vida toda, para que você esclareça suas dúvidas e possa correr atrás dos seus direitos.
Sendo assim, não deixe de ler até o final para não perder nenhuma dica importante!
Revisão da vida toda: o que é?
A Revisão da vida toda é um dos tipos de análises que o Instituto Nacional do Seguro Social pode fazer caso o segurado identifique erros na concessão de seu benefício.
No caso da Revisão da vida toda, você precisa fazer a solicitação dentro de um prazo de 10 anos após o benefício ser liberado.
Após esse tempo, você não pode mais pedir para que sua aposentadoria seja revisada e ela continuará com o mesmo valor para sempre. Exceto se você consiga comprovar que houve má-fé ou fraude no cálculo da sua renda.
Como saber se preciso fazer a Revisão da vida toda?
É importante que você analise a sua carta de concessão da aposentadoria, pois nela estarão todos os dados que serviram de base para o cálculo feito pelo INSS para estabelecer a sua renda.
Desse modo, você consegue identificar eventuais erros como: tempos de contribuição que não foram contabilizados, ou se você recebia um salário maior do que o que consta nas informações, ou ainda, se foi aplicada alguma regra pior à que você teria direito.
Todas essas situações podem viabilizar o pedido de Revisão da sua renda. Então, analise todas as informações contidas em sua carta de concessão e, caso encontre qualquer erro ou discrepância, procure um advogado especialista em Direito do Trabalho e Previdência Social.
Revisão da vida toda – Reprodução Canva
Como solicitar a Revisão da vida toda?
Para pedir a Revisão da vida toda ou qualquer outro tipo de revisão no INSS, não basta que você não tenha ficado contente com o valor da sua aposentadoria.
É necessário que você aponte o erro e, de preferência, reúna provas desse equívoco.
Isso porque, mesmo que o INSS acate o seu pedido de revisão. O ideal é que você já esteja com a documentação comprobatória reunida. Pois isso facilita o trabalho do órgão e agiliza o processo.
Geralmente, os documentos aceitos como prova desse tipo de revisão são:
Carteira de Trabalho, Contrato social ou algum documento que comprove vínculo empregatício;
Formulários PPP e LTCAT, que comprovem tempo especial de contribuição;
Contracheques;
Extrato do FGTS;
Recibo de Pagamento de Autônomo.
É importante ressaltar que o pedido da Revisão da vida toda precisa ser feito na justiça. Por isso, o ideal é que você procure um profissional da área para te orientar. Caso ele perceba que cabe a solicitação de revisão, indique os documentos necessários.
Agora que você já sabe mais sobre a Revisão da vida toda, fique atento e procure seus direitos!
O post Revisão da vida toda: veja quais os documentos necessários apareceu primeiro em Brasil123.