Restituição do imposto de renda 2023: como aumentar o valor?
Os brasileiros têm até dia 31 de maio para entregar a declaração do Imposto de Renda 2023. Apesar de ser uma atividade recorrente, muitos tem dúvidas sobre como esse processo é feito e principalmente sobre a restituição. Afinal, existe uma forma de aumentar o valor recebido na restituição do Imposto de Renda? Existe e é isso que iremos explicar.
O que ocorre é que existem algumas despesas que podem ser deduzidas da base do Imposto de Renda. No entanto, para fazer isso é preciso apresentar os comprovantes e recibos dessas transações. Quem tem o hábito de guardar esses itens, normalmente consegue aumentar o valor de restituição.
Quais gastos são deduzidos?
Nem todos os gastos podem ser deduzidos. A restituição do Imposto de Renda é possível em casos de doações, gastos com dependentes, gastos relacionados à educação, à saúde e à previdência privada.
Com relação à educação, são deduzidos os gastos com ensino fundamental, técnico, médio, graduação e pós-graduação. No entanto, os gastos com cursos preparatórios, de idiomas ou com materiais não podem ser deduzidos.
No entanto, isso só é possível quando o cidadão opta pelo modelo de declaração completo. O modelo simplificado limita o abatimento a 20% sobre a base do imposto de renda, com valor limitado a R$16.754,34.
Dedução em casos de doação
Os contribuintes que fazem doações para fundos municipais, projetos aprovados pelo Ministério do Esporte ou da Cultura podem deduzir até 6% da base do imposto de renda.
Contribuintes com dependentes
Outro caso em que é possível aumentar o valor da restituição do imposto de renda é quando se tem dependentes. Nesses casos, é possível abater até R$2.257 da declaração. No entanto, é importante estar atento à idade em que isso é possível, que é 21 anos ou 24 (caso os filhos estejam matriculados no ensino superior ou técnico.
Contribuintes que pagam pensão alimentícia
Os pais que pagam pensão alimentícia aos filhos ou cônjuges também podem ter o valor abatido do imposto de renda. Em casos que isso está previsto em ação judicial, é possível abater o valor integral.
Guarde comprovantes e notas fiscais
Essas são as situações em que você pode aumentar o valor de restituição do imposto de renda. No entanto, em todos os casos, isso só é possível quando o contribuinte apresenta todos os recibos e notas fiscais devidamente identificados.
Aliás, é preciso ter cuidado mesmo após entregar a declaração. O recomendado é que esses documentos sejam guardados por cinco anos, que é o prazo em que a receita pode intimar o contribuinte. Por isso, mesmo que já tenha entregue tudo, é importante manter esses documentos.
Você pode fazer a declaração por conta própria através do programa disponibilizado pela Receita Federal e até mesmo pelo aplicativo. Uma das facilidades que o app disponibiliza é a declaração pré-preenchida que já vem com muitas das informações devidamente registradas.
No entanto, é importante checar cada uma delas e adicionar as demais, para garantir que não ocorra nenhum erro que o faça cair na malha fina.
Outra vantagem é que quem usar a declaração pré-preenchida ou optar por receber via pix, terá prioridade na fila de restituição do imposto de renda. Ou seja, receberá mais cedo que os demais.
Mas, se mesmo assim você estiver com dificuldades para fazer a declaração por conta própria, o ideal é procurar um contador ou uma empresa de contabilidade. Normalmente, o valor cobrado por esse serviço não é alto e você precisa apenas levar os comprovantes e fornecer as informações solicitadas.
Neste ano, a Receita estima receber 39,50 milhões de declarações até dia 31 de maio. A expectativa é que cerca de 25% dos contribuintes utilizem a declaração pré-preenchida.
Leia também: Restituição antecipada do Imposto de Renda 2023: Como funciona? Vale a pena?