Restituição do Imposto de Renda 2022: veja quando consultar 5º LOTE
Muitos contribuintes esperam ansiosos pela restituição do Imposto de Renda 2022. E a consulta ao quinto lote de restituição deverá ser liberada em poucos dias.
A saber, a Receita Federal recebeu mais documentos que o esperado neste ano e os pagamentos também estão mais robustos que o esperado. A propósito, a Receita previa o recebimento de 34,1 milhões de declarações, mas teve 36,3 milhões de documentos entregues, acréscimo de mais de dois milhões de declarações.
O pagamento do quinto e último lote se destinará a grupos com alguma prioridade prevista em lei (idosos e pessoas com deficiência, entre outros) e aos contribuintes que enviaram a declaração do Imposto de Renda até 30 de maio deste ano.
Além disso, o lote também contemplará algumas restituições residuais de anos anteriores. Por isso, muita gente está ansiosa pelo início das consultas, até porque este é o último lote de restituição pago pela Receita Federal neste ano.
Em 2022, o fisco já pagou a restituição do imposto de renda a mais de 17 milhões de contribuintes no país.
Mais de 10 MILHÕES podem sacar fundo do PIS/Pasep; veja como
Veja a data de início das consultas ao 5º lote de restituição
Em resumo, a Receita definiu há bastante tempo as datas do pagamento do último lote. Isso acontecerá em 30 de setembro, ou seja, em duas semanas.
Apesar da proximidade, o contribuinte ainda não tem como saber se terá direito à restituição, pois o órgão não disponibiliza a informação com antecedência. Na verdade, isso costuma acontece apenas uma semana antes do pagamento.
Isso quer dizer que a Receita irá liberar as consultas somente no dia 23, que é a sexta-feira da próxima semana. Por isso, os contribuintes precisam ter um pouco mais de paciência e aguardar mais uma semana para fazer suas consultas.
Aliás, para saber se o pagamento foi liberado, o cidadão deverá acessar este link da Receita e informar o número do CPF e a data de nascimento. Dessa forma irá saber se o pagamento foi incluído ou não no lote.
Em suma, só terá direito à restituição do imposto de renda o contribuinte que tiver pago mais impostos do que deveria em 2021.
Ao enviar a declaração, o cidadão detalha os gastos que teve no ano passado, e a Receita utiliza um sistema para analisar estes dados. Assim, define se houve pagamento superior, inferior ou equivalente aos impostos devidos.
Leia também: Auxílio Brasil: governo corre para antecipar parcelas em outubro
O post Restituição do Imposto de Renda 2022: veja quando consultar 5º LOTE apareceu primeiro em Brasil123.