Redução do ICMS derruba gasolina, mas diesel ainda tem alta

Desde que o presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou a lei federal que limita a cobrança do ICMS sobre diversos itens, os seus preços passaram a cair significativamente no país. O principal exemplo é a gasolina, que fica mais barata a cada semana que passa.

A saber, a lei não beneficiou apenas a gasolina. Na verdade, a lei complementar passou a limitar a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre os seguintes produtos e serviços:

Combustíveis;
Energia elétrica;
Gás natural;
Telecomunicações;
Transporte coletivo.

A propósito, o IBGE revelou nesta terça-feira (27) os dados do IPCA-15 de setembro. Em suma, o indicador, que é considerado a prévia da inflação oficial do Brasil, caiu 0,37% neste mês. E esse decréscimo só ocorreu devido à redução da alíquota do ICMS.

Veja abaixo a variação em julho dos itens que tiveram o ICMS limitado:

Etanol: -10,10%;
Gasolina: -9,78%;
Óleo diesel: -5,40%;
Plano de telefonia móvel: -1,36%;
Gás veicular: -0,30%;
Ônibus urbano: -0,08%;
Gás de botijão: 0,81%;
Energia elétrica residencial: 0,41%.

A maioria dos itens registrou queda em seus preços em setembro, mas foi a gasolina a principal responsável por derrubar a inflação no país. A saber, o item contribuiu com uma queda de 0,52 ponto percentual para o índice neste mês.

Consignado do Auxílio Brasil NÃO terá período de carência

Gasolina recua, mas diesel ainda tem forte alta em 12 meses

Neste mês, tanto a gasolina quanto o diesel tiveram queda em seus preços. Aliás, desde que a redução do ICMS entrou em vigor, ambos os combustíveis vêm ficando cada vez mais baratos no país.

Contudo, há uma diferença bastante visível entre os recuos registrados por eles. Enquanto a gasolina está tombando de maneira expressiva desde o final de julho, o diesel vem caindo bem mais timidamente.

No acumulado dos últimos 12 meses, a gasolina tem um recuo de 13,9% no país. Por outro lado, o diesel ainda acumula um forte avanço de mais de 40% no período. Isso mostra que a redução do ICMS afetou de maneira distinta os diversos itens incluídos na lei.

Leia também: Auxílio Brasil e Vale-Gás devem INCLUIR novos usuários em outubro

O post Redução do ICMS derruba gasolina, mas diesel ainda tem alta apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.