Reclamações contra companhias aéreas CRESCEM 27% em um ano

Os brasileiros que costumam viajar de avião no país estiveram bem menos contentes com o serviço em 2022. A saber, o número de reclamações contra companhias aéreas disparou 27% em 12 meses, entre novembro de 2021 e deste ano.

O crescimento das queixas poderá ser ainda maior com o acréscimo dos dados de dezembro. Isso porque os aeronautas realizaram uma greve na semana de Natal, e as reclamações só fizeram aumentar no país.

De acordo com dados presentes na plataforma consumidor.gov.br, houve mais de 27 mil queixas em 2022. As reclamações se referiram, principalmente, a dificuldade ou atraso na devolução de valores pagos e a reembolsos.

Na verdade, os cancelamentos de voos somaram quase 10 mil queixas ao longo deste ano. O número deverá crescer em dezembro, visto que a greve dos aeronautas provocou atrasos e cancelamentos em 1.125 voos. Aliás, o número se refere apenas aos aeroportos de Congonhas, Santos Dumont e Guarulhos, no período de 20 a 24 de dezembro.

Vale destacar que a plataforma consumidor.gov.br “é um serviço público e gratuito que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução alternativa de conflitos de consumo pela internet”.

IGP-M: inflação do aluguel sobe 0,45% em dezembro, revela FGV

Conheça alguns direitos dos consumidores

Nem todo mundo gosta de fazer reclamações, mas esse é um direito de todo o consumidor do país. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, atraso de voos por mais de quatro horas obriga a companhia aérea a oferecer os seguintes serviços:

Alternativas de reacomodação;
Reembolso;
Execução do serviço por outra modalidade de transporte.

Nesse caso, o passageiro tem o direito de escolher a melhor solução que ele julgar.

Além disso, as companhias aéreas devem manter o passageiro informado no máximo a cada 30 minutos. Em resumo, as empresas precisam informar a previsão do novo horário de partida do voo. E, caso não haja solução para o problema, o consumidor deve procurar o Procon ou acessar a plataforma www.consumidor.gov.br.

Para fazer reclamações ou queixas, o consumidor deverá ter guardado o comprovante de eventuais gastos devido ao atraso e/ou cancelamento. A saber, chamadas telefônicas, refeições e hospedagem estão incluídos nessas despesas.

Leia também: Trabalhador brasileiro ganhou MENOS em novembro

O post Reclamações contra companhias aéreas CRESCEM 27% em um ano apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.